Greve em unidade da pretrobrás no Pilar atinge 100% do pessoal

A greve nacional dos petroleiros iniciada na última quinta-feira(29) segue nas unidades da Petrobrás em Alagoas. Na manhã desta quarta-feira, o Sindicato dos Petroleiros, Químicos e Petroquímicos de Alagoas e Sergipe (Sindidpetro AL-SE) realizou uma manifestação na Estação de Furado localizada em São Miguel dos Campos, quando os trabalhadores dessa unidade aderiram à paralisação. Ontem, na unidade de Pilar, a greve atingiu 100% do pessoal do turno, o que forçou a empresa a fechar os poços de óleo e determinar a parada dos compressores da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN).
A categoria reivindica a retomada dos investimentos por parte da Petrobrás e a manutenção dos empregos. Segundo o Sindipetro AL-SE, a companhia pretende fazer um corte de US$ 11 bilhões de investimentos em dois anos, que terá efeitos negativos sobre a economia, já que o segmento de petróleo tem participação de 13% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Os sindicalistas temem que o plano de desinvestimento da Petrobrás provoque mais desemprego e recessão na cadeia produtiva do petróleo.
Os trabalhadores também estão parados para forçar a Petrobrás a reabrir a mesa de negociação para tratar do acordo coletivo de trabalho (ACT). Até agora a empresa chegou a oferecer 8,11% de reposição salarial, enquanto a categoria pede 18% de reposição da inflação mais ganho real. A pauta de reivindicações dos petroleiros ainda destaca a defesa de um ACT sem corte de direitos, o fim das demissões de trabalhadores terceirizados e o fortalecimento da Petrobrás como indutora do desenvolvimento nacional.
Últimas notícias

Festival de Teatro de Rua leva arte e encanto para o Lago do Goiti em Palmeira dos Índios

Dois estudantes portocalvenses preparam-se para intercâmbio na Inglaterra

Maceió já é um dos destinos mais procurados do país no segundo semestre de 2025

Polícia Civil cumpre mandado de prisão durante investigação sobre veículo suspeito em Maceió

EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

DMTT orienta população sobre mudança de sentido em rua no Poço
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
