Greve em unidade da pretrobrás no Pilar atinge 100% do pessoal

A greve nacional dos petroleiros iniciada na última quinta-feira(29) segue nas unidades da Petrobrás em Alagoas. Na manhã desta quarta-feira, o Sindicato dos Petroleiros, Químicos e Petroquímicos de Alagoas e Sergipe (Sindidpetro AL-SE) realizou uma manifestação na Estação de Furado localizada em São Miguel dos Campos, quando os trabalhadores dessa unidade aderiram à paralisação. Ontem, na unidade de Pilar, a greve atingiu 100% do pessoal do turno, o que forçou a empresa a fechar os poços de óleo e determinar a parada dos compressores da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN).
A categoria reivindica a retomada dos investimentos por parte da Petrobrás e a manutenção dos empregos. Segundo o Sindipetro AL-SE, a companhia pretende fazer um corte de US$ 11 bilhões de investimentos em dois anos, que terá efeitos negativos sobre a economia, já que o segmento de petróleo tem participação de 13% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Os sindicalistas temem que o plano de desinvestimento da Petrobrás provoque mais desemprego e recessão na cadeia produtiva do petróleo.
Os trabalhadores também estão parados para forçar a Petrobrás a reabrir a mesa de negociação para tratar do acordo coletivo de trabalho (ACT). Até agora a empresa chegou a oferecer 8,11% de reposição salarial, enquanto a categoria pede 18% de reposição da inflação mais ganho real. A pauta de reivindicações dos petroleiros ainda destaca a defesa de um ACT sem corte de direitos, o fim das demissões de trabalhadores terceirizados e o fortalecimento da Petrobrás como indutora do desenvolvimento nacional.
Últimas notícias

Alunos da EJAI recebem descontos no comércio de Matriz de Camaragibe

AeC conclui treinamento de 1ª turma que terá oportunidade de emprego em Palmeira

Moraes autoriza Mauro Cid a viajar com a filha para evento em SP

Preparativos intensificam a Paixão de Cristo no Morro Santo da Massaranduba em Arapiraca

Após vazamento de dados, Trump diz que “terroristas Houthis foram dizimados”

Prefeitura de Palmeira avalia melhorias para o Centro Social do Bairro São Francisco
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
