Sesau confirma presença do vírus H1N1 em Alagoas; duas pessoas morreram
Cinco amostras detectaram presença do vírus, segundo Fundação Oswaldo Cruz

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou a presença do vírus H1N1 em Alagoas. Ao todo, cinco pessoas contraíram a doença, sendo que duas foram a óbito, segundo exames da Fundação Oswaldo Cruz. Os relatórios afirmativos foram recebidos no último domingo (10) pela secretaria.
O teste é realizado por meio da metodologia de biologia molecular. Até o momento, o Laboratório Central de Alagoas (Lacen) já encaminhou 52 amostras para a Fiocruz, das quais foram liberados 31 resultados, sendo que em 26 não foi detectável a presença do vírus.
Imunização
A Campanha de Vacinação contra a Influenza será iniciada no dia 25 de abril e vai até 20 de maio. A ação vai ocorrer nos postos de vacinação dos 102 municípios alagoanos.
Durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza devem ser vacinadas as gestantes, idosos com mais de 60 anos, puérperas até 45 dias e crianças com seis meses até menos de cinco anos. Os indígenas, trabalhadores da saúde e do Sistema Prisional, além dos menores infratores e os portadores de doenças crônicas também fazem parte do grupo que deve ser imunizado.
A Secretaria de Estado da Saúde solicita a população mantenha, ainda, os cuidados com a higiene e proteção pessoal. Também é importante evitar ambiente com aglomerado de pessoas, para dificultar a transmissão do vírus.
Fluxo de atendimento
Quanto ao fluxo de atendimento a pacientes com suspeita de H1N1, apenas os casos graves (quando os pacientes apresentarem a Síndrome Respiratória Aguda Grave) devem ser encaminhados para o Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), que é referência para esse tipo de doença.
Já os casos suspeitos considerados leves podem receber atendimento nos Ambulatórios 24 Horas e na UPA do Trapiche, onde receberão a medicação adequada. Nestas unidades, os pacientes também serão orientados sobre a importância de se manterem hidratados, lavar as mãos com água e sabão e fazer uso de álcool gel, além de evitar aglomerados de pessoas.
Últimas notícias

Nutricionista do Hospital Ib Gatto Falcão orienta sobre cuidados com antibióticos

TJAL abre inscrições para processo seletivo de estágio em Jornalismo

Polícia Militar prende foragido da Justiça paulista durante ação em Maceió

Advogado de serial killer some no meio do júri e interrompe depoimento de réu em Maceió

Palmeira: Transmissão e cobertura ao vivo do FIPI 2025 será a mais democrática da história

Casais penedenses dizem ‘sim’ às margens do Rio São Francisco
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
