Defesa Civil alerta para fortes chuvas e discute ações emergenciais
Quadra chuvosa está prevista para começar na segunda quinzena de Abril

A Defesa Civil orienta para a possibilidade de chuvas intensas e discute ações emergenciais para possíveis inundações em cidades alagoanas. A Coordenação Estadual se reuniu com coordenadores municipais e prefeitos, na última segunda-feira (11), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), e alertou sobre o início da quadra chuvosa, prevista para começar na segunda quinzena de abril.
Historicamente, as chuvas no período já provocaram grandes desastres. Em 2010 deixou milhares de desabrigados e um rastro de destruição nos municípios de Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Jundiá, Matriz de Camaragibe, Murici, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Laje, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Satuba, União dos Palmares e Viçosa.
A preocupação é a mesma. O grande volume de chuvas nas cabeceiras dos rios, em Pernambuco, com consequências para todas as cidades banhadas pelos rios Mundaú, Paraíba e outros da Região Norte como o Manguaba.
No plano de emergência, elaborado pela Comdec e apresentado ontem, constam ações integradas entre as várias secretárias estaduais e as comissões municipais, para uma resposta rápida à população. Para o Coordenador Operacional, Major Dárbio é importante que o Estado e os municípios mantenham essa parceria para evitar, principalmente mortes.
Um grande problema que os prefeitos enfrentam é a remoção da população das áreas de risco. Muitos que perderam tudo em 2010 já voltaram para as margens dos rios.
Na próxima terça-feira, dia 19, a Comdec/Alagoas fará uma simulação com todos os órgãos envolvidos para ajustar o trabalho, caso as previsões se concretizem e ações emergenciais sejam necessárias.
Últimas notícias

Cadela é roubada por casal de motociclistas em Arapiraca; família pede ajuda

Incêndio atinge cobertura de prédio empresarial no Pina, Zona Sul do Recife

Cibele Moura repercute denúncia de pedofilia nas redes e defende projeto contra erotização infantil

Duas pessoas ficam feridas após colisão entre carro e moto na Avenida Menino Marcelo

Prefeitura de Rio Largo leva mais de 70 serviços para a população na 1ª edição do “Prefeitura Presente”

Cem estudantes da rede estadual embarcam para intercâmbio na Inglaterra
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
