Educação

Sábado de pré-testes para o Enem em escola de Alagoas; provas ocorrem em novembro

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 16/04/2016 08h08
Sábado de pré-testes para o Enem em escola de Alagoas; provas ocorrem em novembro
- Foto: Agência Alagoas

 
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já tem datas marcadas para este ano de 2016. A inscrição acontece no período de 09 a 20 de maio, já as provas serão realizadas no dias 05 e 06 de novembro. Os estudantes que estão concluindo o ensino médio seguem na preparação. A manhã deste sábado (16) é de pré-testes para muitos deles em todo o país, incluindo Alagoas.


Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) por meio de instituições parceiras, o pré-teste observa desde o grau de dificuldade das questões, com itens de difícil, média e fácil resolução, até o desempenho dos alunos, analisando inclusive a probabilidade de acerto ao acaso. Os itens testados e aprovados não, necessariamente, serão utilizados.

Duas unidades de ensino integral da rede estadual de Alagoas participarão deste processo. Na Marcos Antônio, no bairro do Benedito Bentes, o simulado ocorre manhã deste sábado (16), nas áreas de Matemática e Linguagens, e na quarta-feira (20) à tarde para as demais áreas do conhecimento. Já a escola Geraldo Melo, no bairro do Graciliano Ramos, o teste será aplicado nas manhãs de segunda (18) e quarta-feira (20), na mesma sequência.

Expectativa

Alunos da 3ª série da Escola Estadual Marcos Antonio, Paulo Sandro Rodrigues e Silas Gomes, já se preparam para o exame desde o ano passado. Para eles, a participação no pré-teste será mais uma grande oportunidade para avaliar onde precisam melhorar.

Com pretensão de cursar Medicina ou Arquitetura, Silas diz que ainda não fez uma pontuação satisfatória nos testes, mas afirma que agora tudo será diferente. “Este ano não será mais um teste e sim um divisor de águas. Estes simulados vão mostrar onde estamos acertando e onde estamos errando, para poder corrigir”, declarou o estudante, afirmando que sua maior dificuldade é decorar fórmulas.

Já o colega Paulo, que almeja uma vaga no curso de Biologia, a maior dificuldade é a Matemática. “O teste irá ajudar a ter uma visão e possibilitar melhorias nas notas das disciplinas que não obtive bom desempenho no ano passado. Matemática é uma delas”, disse Paulo.

Hora do Enem

Ainda visando a preparação dos estudantes de todo o país para o exame, o MEC também realizará pelo menos três simulados online por meio da Plataforma de Estudo do Hora do Enem. O primeiro acontecerá no próximo dia 30 de abril. O aluno terá a opção de escolher onde fazer o simulado: da sua casa, escola, ou de onde qualquer outro local com acesso à internet. As inscrições para participação foram disponibilizadas via Portal disponibilizado pelo próprio Ministério. Os demais estão previstos para os meses de junho e setembro.