Política

Votação do processo do Impeachment ocorre hoje; dia entra para a história

São necessários 342 votos favoráveis para o processo seguir para o Senado; com 172 votos contra impeachment é barrado

Por 7Segundos com Com Informações -UOL 17/04/2016 08h08
Votação do processo do Impeachment ocorre hoje; dia entra para a história
- Foto: Divulgação / Internet

Um número, se for atingido ou não, vai fazer história neste domingo (17). Se houver na votação desta tarde, com começo previsto para às 14h, 342 votos favoráveis (dois terços do total de deputados), a Câmara dos Deputados autoriza o Senado a abrir um processo de julgamento da presidente Dilma Rousseff (PT) pelos supostos crimes de responsabilidade, infração que pode levar ao impeachment. O governo ainda articula a mudança de voto de deputados que se mostraram a favor do processo e tenta ganhar os que apontaram estar indecisos. Na obtenção de 172 votos contra o processo o impeachment será barrado.


O processo foi aceito, faz cerca de quatro meses, pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O placar já ficou muito favorável ao processo, mas na véspera da votação os dois lados travaram uma guerra. A situação anunciou já ter os votos necessários para fazer o impeachment passar, mas a oposição também alertou já ter o número suficiente de votos para barrar o processo.

Após uma eventual aprovação do impeachment na Câmara, a presidente só será afastada do cargo se o Senado também decidir pela continuação do processo. É preciso o voto de 41 dos 81 senadores (maioria simples). Seria, então, formada uma comissão de senadores para analisar o caso, num processo que poderá levar até 180 dias.
 

Alagoas na Votação

Os nove deputados por Alagoas serão os últimos a votar. Na ordem alfabética votarão: Arthur Lira (PP), Cícero Almeida (PMDB), Givaldo Carimbão (PHS), JHC (PSB), Marx Beltrão (PMDB), Maurício Quintella Lessa (PR), Paulão (PT), Pedro Vilela (PSDB) e Ronaldo Lessa (PDT). 

CONFIRA A ORDEM DE ESTADOS NAVOTAÇÃO 

 

1º - Roraima

2º - Rio Grande do Sul

3º - Santa Catarina

4º - Amapá

5º - Pará

6º - Paraná

7º - Mato Grosso do Sul

8º - Amazonas

9º - Rondônia

10º - Goiás

11º - Distrito Federal

12º - Acre

13º - Tocantins

14º - Mato Grosso

15º - São Paulo

16º - Maranhão

17º - Ceará

18º - Rio de Janeiro

19º - Espírito Santo

20º - Piauí

21º - Rio Grande do Norte

22º - Minas Gerais

23º - Paraíba

24º - Pernambuco

25º - Bahia

26º - Sergipe

27º - Alagoas

 

**O portal 7Segundos e a TV Alagoas farão a cobertura das manifestações que vão acompanhar em Maceió a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, que ocorre neste domingo (17).

A partir das 14h, acompanhe ao vivo aqui no 7Segundos a transmissão da votação.