Casamento comunitário une 250 casais na Casa de Direitos neste sábado
Cerca de 250 casais tiveram, ontem, sábado (16), muitos o motivos para sorrir e comemorar. É que foi realizado, durante a ação Justiça Itinerante, o casamento comunitário, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).
Os noivos tiveram isenção das taxas cobradas para a realização de união civil em cartórios tradicionais. Morando juntos desde 2011, o casal Felipe Santos e Amanda Souza viu no casamento comunitário a oportunidade de oficializar a união. “Estamos muito felizes em poder passar para o papel o que sentimos um pelo outro. Agora sim estamos completo: somos um casal de verdade”, enfatizou a noiva.
Segundo o juiz José Miranda Júnior, que realizou a cerimonia, a ação é importante para regularizar a situação de vários casais, além de aproximar as pessoas do poder judiciário. “O casamento nada mais é que um momento de confraternização, uma forma de aproximar as pessoas”, disse.
Para o titular da Seprev, Jardel Aderico, a parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas está sendo uma oportunidade de comprovar de que com acesso à justiça e à cidadania pode ser fortalecido todo o trabalho de prevenção à violência. “Isso traz uma resposta clara para o que estamos construindo na Casa de Direitos. É possível sim promover uma cultura de prevenção à violência possibilitando uma proximidade com os direitos da população. A Seprev também tem esse papel fundamental de fortalecer laços, sobretudo os laços familiares”, destacou.
Além do casamento comunitário, a parceria entre a Seprev e o TJ/AL proporcionou à população do Jacintinho dois dias de acesso à cidadania, por meio da emissão de documentos e a realização de audiências consensuais.
De acordo com o juiz Jairo Xavier, que na ocasião representava o desembargador presidente do TJ/AL, Washgton Luiz, esta ação comprova que a justiça está trilhando no caminho certo. “Foram dois dias bastante intenso, que auxiliou na aceleração das atividades jurídicas. Encerramos esta edição da Justiça Itinerante com uma linda cerimonia de casamento, onde percebemos que, apesar das mudanças de gerações, o valor e o significado de família continuam firmes”, salientou.
Últimas notícias
Foto: Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Influenciadora revela fetiche por Papai Noel: 'Os barrigudos são de outro nível'
Canil aposta em Stranger Things para nomear animais e promover adoção
[Vídeo] Carro capota após colidir em mureta na BR-104, em Rio Largo
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares
Defensoria Pública inicia atendimento em regime de plantão durante o recesso forense
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
