AL será primeiro estado a ter Fundo Estadual de Promoção à Igualdade Racial

Para dar sustentabilidade às políticas de igualdade racial, Alagoas terá um marco para o segmento. Será o primeiro Estado a criar um Fundo Estadual de Promoção à Igualdade Racial. O projeto foi apresentado recentemente na Assembleia Legislativa Estadual e vai subsidiar uma série de ações intersetoriais contra o racismo.
O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir), vinculado à Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semudh) vai coordená-lo. De acordo com a coordenadora do Instituto Raízes de África, Arísia Barros, o trabalho contra o racismo deve ser permanente e contínuo. Criar possibilidade para que as ações tornem-se políticas públicas é o ideal, segundo ela.
“Precisamos trabalhar durante todo o ano, não só em novembro, mês que comemoramos a consciência negra, para que as políticas públicas de igualdade racial sejam implantadas. Saber que o secretário da Fazenda, George Santoro e a secretária da Mulher e Direitos Humanos, Roseana Cavalcante, estão dando todo apoio, desde a criação do fundo, até a efetivação dele, vem sendo fundamental”, explicou Arísia Barros.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) também faz a interlocução com o segmento, a partir da criação de um espaço para uma minibiblioteca afro, dentro da Biblioteca Pública do Estado. A previsão é que até o próximo mês de julho ela esteja funcionando.
Outra ação do Instituto faz parceria com a Escola de Governo. A previsão é que no segundo semestre de 2016 sejam ofertados cursos técnicos sobre os estudos das relações étnicos raciais.
Na Segurança Pública, campanhas de esclarecimento serão realizadas no centro da capital alagoana, a partir do mês de maio.
“Vamos montar tendas, distribuiremos folhetos, para que uma vez ao mês, possamos esclarecer que o racismo não é um problema dos negros, é um problema social. A ideia é ter um espaço social para a desconstrução de conceitos e preconceitos”, destacou Arísia Barros, acrescentando que o Comitê Juventude Viva também deverá ser retomado.
Últimas notícias

Caminhão carregado de garrafões de água tomba em Viçosa

Homem de 28 anos é morto a tiros no Conjunto Novo Jardim

Produtor cultural lança projeto de salvaguarda no Litoral Norte de Alagoas

Representando Comissão da Câmara, Teca Nelma defende ensino público em ato da Feira da Reforma Agrária

Videomonitoramento da SSP flagra agressão contra mulher e autor é preso em flagrante

Ex-Exaltasamba, cantor Chrigor é internado e cancela agenda de shows
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
