AL será primeiro estado a ter Fundo Estadual de Promoção à Igualdade Racial
Para dar sustentabilidade às políticas de igualdade racial, Alagoas terá um marco para o segmento. Será o primeiro Estado a criar um Fundo Estadual de Promoção à Igualdade Racial. O projeto foi apresentado recentemente na Assembleia Legislativa Estadual e vai subsidiar uma série de ações intersetoriais contra o racismo.
O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir), vinculado à Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semudh) vai coordená-lo. De acordo com a coordenadora do Instituto Raízes de África, Arísia Barros, o trabalho contra o racismo deve ser permanente e contínuo. Criar possibilidade para que as ações tornem-se políticas públicas é o ideal, segundo ela.
“Precisamos trabalhar durante todo o ano, não só em novembro, mês que comemoramos a consciência negra, para que as políticas públicas de igualdade racial sejam implantadas. Saber que o secretário da Fazenda, George Santoro e a secretária da Mulher e Direitos Humanos, Roseana Cavalcante, estão dando todo apoio, desde a criação do fundo, até a efetivação dele, vem sendo fundamental”, explicou Arísia Barros.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) também faz a interlocução com o segmento, a partir da criação de um espaço para uma minibiblioteca afro, dentro da Biblioteca Pública do Estado. A previsão é que até o próximo mês de julho ela esteja funcionando.
Outra ação do Instituto faz parceria com a Escola de Governo. A previsão é que no segundo semestre de 2016 sejam ofertados cursos técnicos sobre os estudos das relações étnicos raciais.
Na Segurança Pública, campanhas de esclarecimento serão realizadas no centro da capital alagoana, a partir do mês de maio.
“Vamos montar tendas, distribuiremos folhetos, para que uma vez ao mês, possamos esclarecer que o racismo não é um problema dos negros, é um problema social. A ideia é ter um espaço social para a desconstrução de conceitos e preconceitos”, destacou Arísia Barros, acrescentando que o Comitê Juventude Viva também deverá ser retomado.
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
