Plano de Segurança Viária para Motociclistas está em elaboração no Detran-AL
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) iniciou a concepção de um Plano de Segurança Viária para Motociclistas do Estado de Alagoas. A ideia é reduzir o índice de mortalidade nos acidentes de moto por meio de ações integradas. A ação faz parte das atividades da campanha do Maio Amarelo, tocada pelo Detran-AL.
Estão envolvidos na confecção do plano entidades como Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Sindicato dos Motociclistas, além de outras entidades representativas. Elas se reuniram, nesta quarta-feira, 27, para alinharem as discussões.
O presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Ederaldo Araújo, ressaltou que tanto Dentran, como o colegiado que ele preside, estão debruçados para que o plano venha trazer resultados positivos para sociedade alagoana.
Foram apresentados, nesta quarta-feira, os fatores e condutas mundiais e locais que contribuem para acidentes com motociclistas. Entre os fatores mundiais destacados estão a velocidade excessiva ou inadequada e a condução do veículo após ingestão de bebida alcoólica.
Já entres os fatores locais estão: o não uso do capacete, menores de idade conduzindo motocicletas, infraestrutura inadequada ou ausente, objetos fixos às margens da via e desrespeito as regras e sinalização de trânsito.
“É muito importante a questão de sinergia de esforços, todos que trabalham com trânsito seja a Polícia Federal na fiscalização, o Samu no socorro às vitimas, seja o Detran/AL na formação dos condutores, todos querem salvar vidas e reduzir essas estatísticas alarmantes. E está havendo um interesse muito grande tanto aqui em Maceió quanto em Arapiraca com esta causa”, enfatizou Edira Soares, gerente do projeto.
A proposta construída pela Chefia de Segurança de Trânsito, em parceria com a Chefia de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran/AL será lançada no próximo dia 5, em Arapiraca; e no dia 6, em Maceió.
Últimas notícias
Incêndio em apartamento na Ponta Verde atinge cinco cômodos e deixa dois destruídos
Prefeitura realizará mutirão de limpeza na Praia de Jaraguá neste sábado (19)
Intervenção da Equatorial afeta iluminação pública na Durval de Góes Monteiro
Prefeitura de Maceió remove construções irregulares no Farol e Mangabeiras
MPT/AL processa Rico por assédio eleitoral e pede indenização de R$ 5 milhões
Polícia Civil apreende carga de eletrônicos avaliada em R$ 500 mil em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Santa Luzia do Norte registra primeira morte por Coronavírus
