Greenpeace divulga documentos sobre negociações entre UE e Estados Unidos

A organização não governamental (ONG) Greenpeace deve divulgar hoje (2) documentos sobre negociações entre a União Europeia e os Estados Unidos em relação ao Acordo de Livre Comércio e Investimento (TTIP). Os documentos revelam a “intenção deliberada de mudar o processo legislativo e democrático da União”.
A Greenpeace Holanda obteve os documentos confidenciais e vai publicá-los de forma a proporcionar “a tão necessária transparência” das negociações e “incentivar um debate” sobre o tratado, informou a organização em comunicado.
A Greenpeace destaca que os documentos confirmam “importantes riscos para o clima, o meio ambiente e a proteção do consumidor”. As proteções do meio ambiente, de longa tradição na União Europeia, parecem ter desaparecido nas negociações, diz o comunicado.
Em “nenhum dos capítulos se faz referência à regra de exceção geral incluída no Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, da Organização Mundial do Comércio, que permite aos países regular o comércio para proteger a vida e a saúde de seres humanos, animais e plantas” ou “para a conservação dos recursos naturais”, acrescenta a ONG.
Para a organização, a omissão dessa regra “sugere que as duas partes criam um regime que coloca o lucro à frente da vida e da saúde dos seres humanos, animais e plantas”.
Em relação ao clima, a Greenpeace garante que a proteção do meio ambiente será mais difícil com o TTIP, já que “não se pode encontrar nada que indique a proteção do clima” nos documentos, nem uma referência ao acordo da COP21, de Paris.
Últimas notícias

Sefaz-AL amplia canais para adesão ao Programa de Extinção de Débitos Tributários

Cibele Moura doa 250 kg de ração e participa do lançamento do programa Pet Solidário em União dos Palmares
![[Vídeo] Fabio Costa denuncia ações da Funai em propriedades produtivas de Palmeira dos Índios](https://img.7segundos.com.br/57V-31z1vxgAS92LBtN98wIuRoo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/img-9410.jpg)
[Vídeo] Fabio Costa denuncia ações da Funai em propriedades produtivas de Palmeira dos Índios

Mulher de 43 anos é internada em Maceió com suspeita de intoxicação por metanol

Ação integrada em Maragogi resulta na apreensão de submetralhadora

Advogada de vítima da dentista que aplicou silicone industrial fala sobre as medidas adotadas sobre o caso
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
