Brasil

Substituto de Cunha é orientado a ficar discreto, pois pode ser 'o próximo a cair'

Por Folha 06/05/2016 06h06
Substituto de Cunha é orientado a ficar discreto, pois pode ser 'o próximo a cair'
Waldir Maranhão, deputado federal

O vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), que assumiu provisoriamente o comando da Casa nessa quinta (5) no lugar de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi alertado por colegas a agir com discrição, já que ele deve ser "o próximo" a cair. O parlamentar também é investigado na Operação Lava Jato.
TIRO AO ALVO
Deputados amigos de Maranhão acreditam que o parlamentar "vai tomar muita porrada", de acordo com um deles. E, se exagerar, como fez nessa quinta (5) ao se sentar na cadeira de Cunha minutos depois da decisão do STF(Supremo Tribunal Federal) de suspender Cunha, pode virar alvo ainda mais visível, precipitando decisões da corte contra ele.
Ô DA POLTRONA!
O deputado Beto Mansur (PRB-SP), primeiro-secretário da Câmara, chegou a dizer no ouvido de Maranhão: "Não faz isso, sai daí", quando ele ocupou a cadeira de Cunha. Tarde demais. O novo comandante da Câmara já tinha sido flagrado na poltrona pela Folha.
MEU AMIGO
Cunha dizia a quem o visitava que um dos primeiros telefonemas que recebeu nessa quinta (5), logo depois da decisão de Teori Zavascki de suspendê-lo do cargo de deputado, foi do vice-presidente Michel Temer.
MEU INIMIGO
E Cunha chegou a se entusiasmar ao saber que os ministros do STF estavam mergulhados em intrigas em torno de seu afastamento. Durou pouco. Foi alertado de que alguns dos magistrados, na verdade, disputavam para ver quem enfiava primeiro a espada no coração dele.
SELO
O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) está sendo considerado por Temer para ocupar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. E empresários ponderaram ao vice que até mesmo José Serra (PSDB-SP) seria bom nome para o posto, caso ele desista do Itamaraty.
SELO 2
O nome de Flavio Rocha, da Riachuelo, também tem sido defendido por empresários para o cargo.
PERO NO MUCHO
Ao contrário de sua personagem na peça "Jogo Aberto", a atriz Tania Khallil não tem um casamento aberto com o marido, o cantor Jair Oliveira. "Sempre uso coisas da minha vida na composição dos personagens. Meu relacionamento não é o mais fechado, mas não é aberto mesmo!"
*
Tania, que já conhecia boa parte do elenco do espetáculo, como Ricardo Tozzi, acha que a proximidade entre os atores facilita o trabalho. "Cada um tem uma escola, mas aprendemos um com o outro", diz sobre a montagem que estreia nesta sexta (6), no Teatro Folha.
MUNDO BOLA
O Allianz Parque, estádio do Palmeiras, já é o segundo do país em número de visitantes em seu tour guiado. O programa de visitação, que começou em março de 2015, recebeu 62.700 pessoas (23% são sócios-torcedores) e só perde para o Maracanã.
COLETIVO ARTÍSTICO
A atriz Juliana Paes vai reunir colegas como Rodrigo Lombardi, Deborah Secco, Paolla Oliveira e Marina Ruy Barbosa num vídeo para promover o filme "A Despedida", que estreia em 9 de junho. Juliana, que protagoniza o longa de Marcelo Galvão, quer chamar o público para vê-lo no primeiro fim de semana, quando a bilheteria é determinante para a permanência em cartaz.
PÁGINA NA PAREDE
O poeta Augusto de Campos, com a mulher, Lygia de Campos, recebeu convidados na abertura de sua exposição, "Rever", no Sesc Pompeia, na quarta (4). O músico e poeta Arnaldo Antunes e a mulher, a artista plástica Marcia Xavier, foram à mostra. Os artistas Guto Lacaz e Nuno Ramos também estiveram no evento.
COMPLEXO DA ALEMÃ
Uma série de fotos tiradas em comunidades cariocas pela fotógrafa alemã Patricia Parinejad estará na Bienal de Arquitetura de Veneza, que começa em 28 de maio. "Refavela - Estruturas de Arquitetura Espontânea nas Favelas do Rio de Janeiro", com imagens de locais como Complexo do Alemão, Cantagalo, Rocinha e Vidigal, foi exposta em 2013 na residência do cônsul-geral da Alemanha no Rio e no Cantagalo.
CHEGUEI
A modelo transexual Amanda Lepore virá a São Paulo neste mês. A americana, que já trabalhou diversas vezes com os fotógrafos David LaChapelle e Terry Richardson, estará em duas festas LGBT na semana da Parada Gay, a SuperUltra e a PrettyUgly.
CURTO-CIRCUITO
Ana Cañas faz nesta sexta (6) show de seu novo disco, às 21h, no Auditório Ibirapuera.
Miriam Mehler reestreia nesta sexta (6) a peça "Fora do Mundo, de Analy Alvarez, às 21h, no Top Teatro.
Carol Sampaio faz edição do Baile da Favorita em São Paulo, nesta sexta (6), a partir das 23h, na Água Branca.
A exposição "Mapas, Cartas, Guias e Portulanos" abre nesta sexta (6), às 18h, na Sala de Arte Santander. Curadoria de Agnaldo Farias.
Paula Barbosa canta nesta sexta (6) no Grazie Urucum, às 23h.
Carlinhos Brown foi escolhido pela Telefônica Vivo embaixador do Prêmio Vivo Música Que Transforma.