Ex-prefeito de Olho D'água da Flores é condenado a devolver recursos mal utilizados
O ex-prefeito de Olho D´água da Flores, Elanio Quintela Abreu, terá que devolver aos cofres públicos o valor de Cr$ 8 milhões e 954 mil, referentes a recursos adquiridos da Secretaria Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação e Desporto, em 1991. O valor será convertido para o Real e monetariamente corrigido, assim que a sentença for executada.
Os recursos adquiridos pelo ex-prefeito tinham como destino ampliar, equipar, recuperar escolas e distribuir material didático e de capacitação no município, mas teriam sido utilizados indevidamente. A decisão, do juiz da Comarca de Olho D´água da Flores, Alfredo dos Santos Mesquita, está no Diário da Justiça dessa sexta-feira (6).
Elanio Quintela ocupou a Prefeitura de Olho d’água das Flores entre 1989 e 1992 e celebrou um convênio para aquisição dos recursos em novembro de 1991. No entanto, a má utilização do dinheiro público culminou na reprovação da prestação de contas da Prefeitura e na cobrança da devolução dos recursos – pelo próprio Município, contra o ex-prefeito – para que o Município saia da situação de inadimplente junto ao Ministério da Fazenda.
Na decisão, o juiz afirmou que as provas dos autos evidenciam a irregularidade das contas, má gestão dos recursos públicos e desvio de finalidade na execução do ato administrativo. “O réu não trouxe nada que pudesse corroborar em sua defesa e conduzir à conclusão da correta aplicação das verbas públicas. Inclusive, há de se mencionar, que a aplicação da verba do convênio era vinculada à destinação específica, ao passo que não havia espaço para conveniência do gestor administrativo”.
O convênio previa o uso dos recursos em reformas de prédios de escolas, aquisição de equipamentos e materiais escolares e treinamento de 113 professores. As melhorias contemplariam a educação infantil, Educação de Jovens e Adultos, a erradicação do analfabetismo e a universalização da educação básica.
No entanto, o prefeito utilizou todo o recurso em uma “reforma total” de uma escola de educação infantil. O gestor afirmou que os recursos solicitados teriam chegado “defasados” aos cofres municipais, razão pela qual a reforma teria custado todo o valor do convênio. As obras incluíram, afirmou o prefeito, o retelhamento, substituição de madeira para cobertura do telhado, conserto de portas, pintura e construção de muro.
Elanio Quintela Abreu alegou ainda que o pedido de devolução consiste em perseguição política, pois, sendo as verbas derivadas do Ministério da Educação, caberia ao Ministério Público propor a ação e não ao Município de Olho D´água da Flores.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
