IMA apoia estudo sobre impactos ambientais na APA de Santa Rita
O levantamento será utilizado para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso de alunos do curso de Geografia da UFAL
Estudantes do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) estão realizando estudos sobre impactos ambientais na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita, em parceria com a Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Segundo a estudante Joseane de Souza, a escolha da área se deu através dos levantamentos sobre a degradação da Prainha, na Barra Nova. “Entre nossos estudos, como a Prainha está inserida na APA, era necessário estender a pesquisa para identificar a degradação de toda a região. Percebemos que não há conscientização da população sobre todos os impactos causados.”
O primeiro local de visita foi o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), no dia 03 de maio, onde os estudantes tiveram o acompanhamento da assessora da APA, Alycia Torres. Na ocasião, a equipe foi levada a outros pontos mais críticos fora do complexo, onde há mais impactos ambientais, como canal do Trapiche, Levada, Dique Estrada e Prainha.
A poluição e ocupação desordenada estão entre os primeiros impactos notados no levantamento. O IMA é colaborador no estudo, auxiliando com informações referentes a APA, disponibilização de barco para monitoramento e auxílio na coleta para análise de água de alguns pontos.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
