Alagoas

Casal apresenta soluções para os problemas de saneamento e abastecimento

Reunião aconteceu na última quinta-feira (12) e contou com a presença de representantes de rede hoteleira

Por Agência Alagoas 13/05/2016 15h03

Diretores da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) estiveram em Maragogi, nessa quinta-feira (12), para uma reunião com o prefeito do município, Henrique Peixoto, e com representantes de uma rede hoteleira que atua no local, a fim de apresentar e discutir propostas para resolver os problemas no esgotamento sanitário e no abastecimento de água na região.

Para a questão da água foi apresentado um projeto orçado em R$ 25 milhões, que da conta da instalação de um sistema coletivo de captação e tratamento de água de superfície no Riacho Cachoeira, situado na zona rural de Maragogi. Esse sistema também contempla Japaratinga, cidade vizinha.

“Esse projeto encontra-se em Brasília desde 2014, e neste ano de 2016, a Seinfra (Secretaria de Estado da Infraestrutura) definiu como prioridade. A luta agora é mobilizar a bancada federal para garantir a liberação dos recursos”, afirmou o presidente da Casal, Clécio Falcão.

Quanto à eliminação das linhas de esgoto que correm do Conjunto Adélia Lira e caem sem qualquer tratamento na praia urbana de Maragogi, a solução apresentada pelo presidente da Companhia foi a elaboração de um plano técnico, que começará na próxima semana, visando a recuperação e a ampliação da rede coletora já existente naquela localidade. O projeto contemplará, ainda, a recuperação das lagoas de decantação da estação de tratamento da Casal.

Clécio Falcão lembrou que as ações desenvolvidas pela Casal em Maragogi são resultantes da terceira edição do programa Governo Presente. Segundo ele, os R$ 2 milhões que serão investidos na obra de recuperação e ampliação da rede de esgotamento sanitário de Maragogi são recursos estaduais, conforme determinou o governador Renan Filho.