AL tem déficit de dois mil leitos; ?construir hospitais é imperativo?, afirma Sesau
Audiência pública sobre o Plano Estadual de Saúde foi realizada na Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda
A secretária estadual de Saúde, Rosângela Wyszomirska, declarou, durante uma audiência pública sobre o Plano Estadual de Saúde, realizada na tarde desta segunda-feira (16), no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), Centro de Maceió, que Alagoas tem um déficit de dois mil leitos hospitalares e que “construir hospitais é imperativo”.
Rosângela destacou que as principais carências se instalam nos leitos de UTI, Cuidados Prolongados e Saúde Mental. “Existe uma razão de proporcionalidade quanto ao número de leitos e equipamentos. São políticas instituídas pelo Ministério da Saúde”, falou.
Além da carência, a secretária ainda ressaltou que os custos com a Assistência de Alta Complexidade ainda permanece dispendioso e que os municípios não possuem condições financeiras para abarcar o setor e que, por isso, “não há como reverter essa relação”.
A Alta Complexidade é um conjunto de procedimentos que envolvem tecnologia e alto custo, e objetiva propiciar à população acesso a serviços mais qualificados, integrando-os aos demais níveis de atenção à saúde.
Plano Estadual de Saúde (2016-2019)
O documento para o quadriênio 2016-2019 foi construído a partir da discussão de prioridades e conhecimentos dos principais problemas e entraves de saúde do Estado. A base para elaboração do Plano consistiu na análise e estudo sobre antigos planos municipais de saúde, além de diretrizes da VIII Conferência Estadual de Saúde, Plano de Governo e prioridades na gestão e Planejamento Regional Integrado.
Algumas das metas apresentadas, durante o encontro, foram: 1) Reestruturar a Rede de Atenção A Pessoa com Deficiência nas 10 regiões de Saúde; 2) Implantar 20 leitos de saúde mental no Hospital das Clínicas; 3) Aperfeiçoar o processo de elaboração dos Instrumentos de Planejamento Municipal no âmbito do SUS e consolidar o Planejamento Regional Integrado nas Regiões de Saúde.
Últimas notícias

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres

Compras em sites internacionais ficam mais caras, a partir desta terça (1º), em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
