Ciclistas de Maceió farão campanha ?Bicicleta nas Eleições 2016?
Associação Ciclomobilidade venceu edital nacional da União de Ciclistas do Brasil
Os candidatos nas eleições municipais de 2016 terão mais um desafio em Maceió: encarar a cobrança popular pela inclusão da bicicleta nas políticas públicas de mobilidade. A Ciclomobilidade – Associação de Ciclistas Urbanos de Maceió vai elaborar, entre outras ações, uma carta de compromisso para ser assinada pelos candidatos aos cargos de prefeito e de vereador na capital alagoana.
A iniciativa faz parte da campanha nacional “Bicicleta nas Eleições”, da UCB – União de Ciclistas do Brasil, que lançou um edital público com financiamento do Banco Itaú. Em Maceió, a Ciclomobilidade foi a associação escolhida para desenvolver o projeto.
“Será mais um passo importante na cobrança por políticas públicas de mobilidade. Esperamos que todos os candidatos possam assinar a carta, o que mostrará compromisso com um trânsito mais seguro e uma cidade cada vez melhor para todos”, diz Juliana Agra, integrante da Ciclomobilidade.
A campanha nacional busca ampliar a inclusão da bicicleta nas políticas públicas a serem desenvolvidas pelos prefeitos e vereadores no mandato 2017-2020, além de qualificar o conhecimento da sociedade sobre a bicicleta como meio de transporte e de contribuir para o fortalecimento da rede de movimentos e instituições cicloativistas. O edital oferece auxílio financeiro de R$ 3.000,00 para cada entidade participante da campanha.
Mapa cicloviário
Desde a sua criação em 2015, a Ciclomobilidade vem desenvolvendo uma série de ações para cobrar políticas públicas que tragam segurança aos ciclistas de Maceió. No dia 29 de maio, a associação divulgou o mapa cicloviário da cidade, mostrando que, do mínimo de 200 Km de estrutura cicloviária necessários, Maceió tem apenas 41Km. Veja o mapa aqui:http://www.ciclomobilidade.org/mapacicloviariomaceio
Em fevereiro de 2016, o grupo também realizou a primeira contagem de bicicletas da Avenida Fernandes Lima. O levantamento mostrou que, diariamente, mesmo sem infraestrutura adequada, 1.156 ciclistas transitam pela avenida, das 5h às 20h. A contagem foi incluída na base de dados na revisão do Plano Diretor de Maceió. A próxima contagem será feita na Via Expressa, no mês de junho.
Últimas notícias
Acidente entre dois veículos é registrado em cruzamento no bairro da Pajuçara, em Maceió
Jovem é flagrado furtando planta em vaso na rua Estudante em Arapiraca
Caio Bebeto protocola PL que protege empresários de restrições por débito tributário
Cadáver é encontrado na Lagoa Mundaú no bairro Vergel do Lago, em Maceió
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
