Brasil leva o primeiro prêmio em Cannes com documentário "Cinema Novo"
"Cinema Novo", documentário de Eryk Rocha sobre o maior movimento cinematográfico brasileiro, que reuniu nos anos 60 nomes como Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos, venceu neste sábado o L'Oeil D'Or, premiação paralela que premia o melhor documentário de todo o festival.
Esta foi a segunda edição do prêmio, criado em 2015 pela Scam, associação que reúne autores do setor audiovisual, literatura e imprensa na França. O prêmio foi dado por um júri presidido pelo italiano Gianfranco Rosi, vencedor do Urso de Ouro em Berlim neste ano com "Fogo no Mar" e do Leão de Ouro em Veneza há três anos com "Sacro GRA". Amir Labaki, diretor do festival de documentários É Tudo Verdade, foi um dos membros do júri.
Este é o primeiro prêmio do Brasil no festival. Neste domingo, há mais duas chances de premiação: o curta "A Moça que Dançou com o Diabo", de João Paulo Miranda Maria, que concorre à Palma de Ouro em sua categoria; e o longa "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho, aclamado pela crítica. Há chances de prêmio para o filme (a Palma de Ouro ou algum prêmio do júri), direção ou a Palma de melhor atriz para Sonia Braga, num ano que não mostrou muitas outras fortes atuações – sua maior concorrente é a alemã Sandra Hüller, da comédia "Toni Erdmann", o filme mais elogiado pela imprensa ao longo do festival.
Últimas notícias
Carro capota após colisão em cruzamento no Conjunto Maceió I, na parte alta da cidade
Homem morre após colisão entre carro e carreta na BR-101, em Novo Lino
Fabrício Faustino reúne mais de 3 mil pessoas em festa inédita do Dia das Mães em Paulo Jacinto
Sem filtro e sem IA: nascer do sol no rio Madeira impressiona pelas cores vibrantes
Idosa se ajoelha para tentar impedir máquina de entrar em fazenda para obra de duplicação da GO-330
Criança de 11 anos é mordida por tubarão em praia de Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
