Tour da Tocha apresenta qualidade e diversidade do artesanato alagoano
A diversidade e a originalidade do artesanato alagoano prometem encantar os visitantes
Contagiado pelo sentimento de alegria e esperança de transformação de vidas por meio do esporte, o Estado de Alagoas se prepara para receber, nos dias 29 e 30 deste mês, o símbolo maior das Olímpiadas: a Tocha Olímpica. Por aqui, o Tour da Tocha passará por seis municípios: São Sebastião, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Maceió, Murici e União dos Palmares.
Quem for prestigiar a passagem da tocha deve aproveitar, também, para conhecer os atrativos das cidades. Com diversidade em atrativos turísticos, a originalidade do artesanato de alguns dos municípios é uma das apostas que promete encantar os visitantes.
São Sebastião
Destaque na região Nordeste, a confecção da renda de bilro existe em maior concentração no município de São Sebastião. Com singeleza e tradição familiar, as artesãs da Associação das Mulheres Rendeiras de São Sebastião utilizam pontos antigos, feitos em almofadas que, paulatinamente, dão vida às peças e assessórios de arte. Situado no Agreste alagoano, o município é berço da mestra artesã Clarice Severiano, falecida em 2012 e que era reconhecida como Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas. A filha de D. Clarice, Maria Severiano, conduzirá a tocha pela cidade no dia 29 de maio.
Arapiraca
Em Arapiraca, é indispensável conhecer o trabalho artesanal do mestre Zezinho. Nas mãos do artesão a madeira bruta ganha forma e cores, em esculturas que representam a natureza e a identidade do povo alagoano. Entre as peças está a produção de barcos, pássaros, peixes e pescadores, que refletem o cotidiano local.
São Miguel dos Campos
Considerado um dos processos mais complexos dentre as produções artesanais, o trabalho com tear é fonte de renda para homens e mulheres de São Miguel dos Campos, por meio da Associação de Artesãos Colmeia. Utilizando a técnica de cruzamento de fios verticais, os artesãos produzem colchas, redes, jogos americanos, tapetes, bolsas, redes de balanço, lençóis e jogos de banheiro, com cuidado e habilidade.
Maceió
Berço do singular bordado filé, o bairro Pontal da Barra, em Maceió, abriga uma das principais e mais conhecidas produções artesanais do Estado. Na produção, as linhas coloridas que refletem as cores das belezas naturais de Alagoas vão ganhando contornos e se transformam em roupas, assessórios, toalhas, jogos de mesa, almofadas, passadeiras, e outros objetos de decoração.
União dos Palmares
O povoado do Muquém, na região do mítico Quilombo dos Palmares, além de história de luta e liberdade, também é terra da arte rica em criatividade e representatividade no artesanato com barro. Utilizando apenas a matéria-prima do barro e da lenha, o talento representa o ingrediente principal na confecção das peças. A prova disso é Dona Irinéia, considerada uma das maiores artesãs de Alagoas, e que conquistou admiração mundial com sua arte em cerâmica. O tour da tocha será finalizado no município no dia 30 de maio, com o trajeto que prevê a visita ao Memorial de Zumbi, na Serra da Barriga.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
