Defesa Civil monta estratégia em possíveis enchentes no Vale do Mundaú
Enchentes como a ocorrida em 2010 oferecem risco a um grande número de pessoas e podem isolar regiões e cidades inteiras. Outras enchentes de proporções parecidas já ocorreram na mesma região, do Vale do Mundaú, e de acordo com Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – (Semarh), e existe a previsão de que o desastre poderá se repetir entre os anos de 2018 e 2020.
Em função disso, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC-AL) promoveu uma capacitação junto às coordenadorias municipais de Defesa Civil do Vale do Mundaú, bem como de algumas coordenadorias do Vale do Parnaíba. O evento foi realizado na Prefeitura Municipal de Murici, nos dias 23 e 24 de maio, com o objetivo de se prepararem para a quadra chuvosa de 2016.
O major Luciano Virtuoso, comandante do 3º Grupamento Bombeiro Militar (3º GBM), localizado na cidade de União dos Palmares, foi convidado a dar uma palestra sobre salvamento em enchentes devido aos seus conhecimentos adquiridos no período em que integrava a Força Nacional.
“Estamos nos preparando tecnicamente com os treinamentos que a gente vem fazendo desde o início do ano e conseguindo materiais junto ao Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) como equipamentos de mergulho e de salvamento em enchentes. No 3º GBM, já temos um bote de alumínio e outro de rafting e iremos ainda ser contemplados com mais dois botes de rafting. Ou seja, estamos nos preparando para dar uma primeira resposta eficiente em caso de eventos dessa natureza”, garantiu o oficial.
A palestra mostrou o planejamento e as ações preventivas que vêm sendo tomadas pela unidade de União dos Palmares no caso de uma situação emergencial de enchente. Foram apresentadas também medidas relacionadas ao efetivo, como a definição de escalas de sobreaviso. Ele destacou ainda a importância de uma melhor preparação por parte do 3º GBM por ser localizado bem no centro do Vale do Mundaú, região que foi bastante atingida pelas enchentes de 2010.
“Esse trabalho é de extrema importância para o estado porque estamos preparando as defesas civis municipais para saber como se portar numa situação como aquela”, concluiu.
Últimas notícias
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra funcionária do PP de Lira
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
