Núcleo de Tabagismo da SMS: Mais de 200 pessoas deixaram de fumar até abril deste ano
Inaugurado há dois anos, 850 fumantes já foram cadastrados e 451 concluíram o tratamento

O Núcleo de Cessação ao Tabagismo do II Centro de Saúde, ligado à Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (Copes) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi inaugurado há dois anos e já contabilizou 850 fumantes cadastrados no programa de 2014 até abril deste ano. Desse total, 451 concluíram o tratamento e 207 conseguiram deixar de fumar.
A coordenadora do Núcleo, Gilda Teodósio, conta que nos depoimentos a maioria dos ex-fumantes revela as melhorias que conseguiram ao largar o tabaco. “A qualidade na vida sexual, vontade de praticar exercícios físicos e apreciação de alimentos são alguns dos benefícios”, resume a coordenadora do Núcleo. A proposta do Núcleo é oportunizar a pelo menos 250 pessoas a deixar o vício do cigarro, iniciando a cada três meses quatro turmas com vinte pessoas cada uma delas.
O núcleo
Integrado por uma equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e médicos, o Núcleo tem por finalidade reunir pessoas que têm o desejo e a necessidade de largar o vício do cigarro.
Inicialmente, os grupos têm reuniões mensais, que depois passam a ser quinzenais, com duração de uma hora e meia. A equipe multidisciplinar utiliza a metodologia preconizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Ministério da Saúde (MS).
O método de estudo é baseado no conteúdo de quatro livretos lançados pelo Inca: “Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde”, “Os primeiros dias sem fumar”, “Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar” e “Benefícios obtidos após parar de fumar”.
Os interessados podem procurar o II Centro de Saúde na segunda-feira, no horário comercial, ou ligar para o telefone 3315-2641.
Males do Tabaco
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que um terço da população mundial adulta, ou seja, cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam.
Ainda de acordo com a OMS, a fumaça do cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas. O alcatrão é o mais danoso com mais de 40 compostos cancerígenos. A nicotina é considerada droga psicoativa que causa dependência. Além de aumentar a liberação de catecolaminas, que contraem os vasos sanguíneos, aceleram a freqüência cardíaca e causa hipertensão arterial.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o tabaco também tem relação com a impotência sexual e infertilidade masculina, pois, segundo estudos, prejudica a mobilidade do espermatozóide. Os mesmos prejuízos também são atribuídos ao cachimbo e ao charuto. Apesar de não serem tragáveis, possuem uma concentração de nicotina maior, que é absorvida pela mucosa oral.
Estudos OMS também destacam que o tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças. O fumo é responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema e 25% das mortes por derrame cerebral.
Segundo A OMS, todo ano cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. Para os próximos anos a tendência é piorar. A OMS estima que em 20 anos esse número dispare para 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.
Últimas notícias

Ministro do Turismo elogia a cidade de Maragogi em evento internacional

Durante discurso, Cabo Bebeto cobra melhores condições de trabalho para os policiais militares

Grupo Coringa informa que velório de Dona Helena terá início neste sábado (15) às 15h00 no Previda

Criança de um ano morre afogada em piscina em Marechal Deodoro

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
