Alagoas disponibiliza 290 novas vagas para cumprimento de medidas socioeducativas
As primeiras novas unidades serão entregues até o dia 15 de junho, sendo a primeira aberta em apenas três dias
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), vem dando um novo gás ao fortalecimento dos processos socioeducativos no Estado. Este cenário será reforçado, a partir de junho, com a entrega de parte das 290 novas vagas para internação de adolescentes em conflito com a lei.
As primeiras novas unidades, que juntas somam 150 vagas, serão entregues até o dia 15 de junho, sendo a primeira aberta em apenas três dias. Elas contarão com um novo arranjo organizacional e estrutural, sendo três refeitórios coletivos, uma quadra poliesportiva e seis salas de aulas com capacidade para atender até 60 adolescentes simultaneamente.
Segundo o assessor da Superintendência de Medidas Socioeducativas da Seprev, Genilson Zeferino, as novas unidades foram planejadas para atender as prerrogativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
“Toda a estrutura foi construída visando melhor atender os adolescentes que cumprem medida socioeducativa, primando pelos seus direitos humanos, segurança e higiene. Um cenário totalmente diferente e inovador que está sendo construído aqui em Alagoas”, disse Zeferino.
Uma das novas unidades, integrante deste novo complexo, já está em funcionamento e com adolescentes nos alojamentos, que contam com quatro vagas cada. Entre os adolescentes que já foram encaminhados para esta unidade estão seis internos remanejados da Unidade de Internação Masculina – DER.
Zeferino explicou ainda que, nos últimos meses, foram contratados 100 novos agentes socioeducativos e implantadas novas rotinas no trato com os adolescentes, aproximando o cumprimento das medidas do que está definido na legislação.
“Está prevista ainda a publicação de um edital para 150 novas vagas para o mês de junho, em uma nova metodologia com consolidação da mudança do comportamento dos agentes”, enfatizou o assessor.
Além das novas unidades com datas previstas para entrega, um novo complexo já está sendo construído no bairro Tabuleiro dos Martins e deve ser entregue em até dois meses. Este será contemplado com novas 100 vagas destinadas para jovens e adultos, entre 18 e 21 anos, que ainda cumprem medidas socioeducativas e que já passaram pelo sistema prisional. “Além de tudo isso, ainda estamos com obras de ampliação na Unidade de Internação Feminina, que irá dispor de 40 novas vagas”, pontuou Zeferino.
Em janeiro deste ano, o governador Renan Filho e o secretário de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, entregaram o primeiro módulo desta extensão da Unidade de Internação Masculina. Na ocasião, foram abertas 40 novas vagas, que já foram construídas nos novos padrões e que atendem às exigências do ECA e do Sinase.
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
