Mundo

Museu do Louvre retira obras de arte por risco de enchentes em Paris

Por EBC 02/06/2016 17h05
Museu do Louvre retira obras de arte por risco de enchentes em Paris

O Museu do Louvre ordenou a retirada de suas obras de arte hoje (2) devido ao risco de enchentes que podem ocorrer com o transbordamento do Rio Sena e pelas chuvas torrenciais que atingem a França e a Alemanha nos últimos dias. O maior museu de Paris ficará fechado ao público até amanhã (3) de modo preventivo.

O Louvre seguiu a mesma decisão do Museu de Orsay, que também retirou seu acervo para protegê-lo de possíveis danos causados pelas inundações. O Rio Sena, que corta a capital francesa, superou os 5 metros de profundidade. O recorde já registrado no Sena foi de 8,6 metros, nas inundações de 1910. Ao menos cinco pessoas morreram por causa das chuvas que atingem a França e a Alemanha. A maior tragédia ocorreu na Baviera, no centro de Simbach am Inn, onde três pessoas foram encontradas mortas por não conseguirem deixar suas casas. Outro corpo foi localizado na região depois. Já na França, uma mulher de 86 anos se afogou na noite de ontem (1º) em Souppes-sur-Loing.

Dezenas de cidades francesas e alemãs estão em situação de emergência. Equipes de resgate, com o apoio de helicópteros, tentam resgatar pessoas ilhadas e bloqueadas pelas águas.

Algumas regiões estão sem energia elétrica, afetando cerca de 24 mil residências, e várias estradas foram danificadas. As previsões meteorológicas afirmam que as chuvas permanecerão pelos próximos dias, o que preocupa as autoridades locais. O presidente francês, François Hollande, pediu para que seja declarado estado de "catástrofe natural".