Maceió vai ganhar mais dois Núcleos de Apoio à Saúde da Família
Núcleos foram criados pelo Ministério da Saúde com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica
O Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), ligado à Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai habilitar ainda este ano mais duas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) no 2º e 8º Distrito Sanitário da capital. Atualmente quatro equipes estão dando apoio matricial para 33 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), distribuídas no 6º (14 equipes) e 7º Distrito Sanitário (19 equipes).
O Nasf trabalha na lógica do apoio matricial. Formado por uma equipe multidisciplinar, é ele que faz a articulação da rede. O Núcleo atua de maneira integrada, apoiando os profissionais dos PSFs e das equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes. Em Maceió, as equipes são compostas por psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional e educador físico.
São exemplos de ações de apoio matricial: discussão de casos, atendimentos compartilhados (Nasf e PSF), atendimentos individuais do profissional do Nasf precedida ou seguida de discussão com o PSF, construção conjunta de projetos terapêuticos, ações de educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde, além da discussão do processo de trabalho das equipes, entre outros procedimentos.
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.
Últimas notícias
Fim de semana será de tempo firme e ensolarado na maior parte do estado
Leonardo Dias destaca ações para fortalecer o turismo alagoano durante posse de novos presidentes do trade turístico
Com mais de 1,7 mil atendimentos, Programa AVC Dá Sinais consolida rede de assistência em Alagoas
Diretor do Banco Central diz à PF que Master tinha só R$ 4 milhões em caixa
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-companheira em canavial, em Maceió
Brota na Grota leva Prefeitura para dentro das comunidades e redefine o acesso aos serviços públicos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
