Maceió vai ganhar mais dois Núcleos de Apoio à Saúde da Família
Núcleos foram criados pelo Ministério da Saúde com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica

O Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), ligado à Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai habilitar ainda este ano mais duas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) no 2º e 8º Distrito Sanitário da capital. Atualmente quatro equipes estão dando apoio matricial para 33 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), distribuídas no 6º (14 equipes) e 7º Distrito Sanitário (19 equipes).
O Nasf trabalha na lógica do apoio matricial. Formado por uma equipe multidisciplinar, é ele que faz a articulação da rede. O Núcleo atua de maneira integrada, apoiando os profissionais dos PSFs e das equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes. Em Maceió, as equipes são compostas por psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional e educador físico.
São exemplos de ações de apoio matricial: discussão de casos, atendimentos compartilhados (Nasf e PSF), atendimentos individuais do profissional do Nasf precedida ou seguida de discussão com o PSF, construção conjunta de projetos terapêuticos, ações de educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde, além da discussão do processo de trabalho das equipes, entre outros procedimentos.
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.
Últimas notícias

Homem bate recorde com abóbora de 721 quilos nos EUA

Streamer transmite parto ao vivo na Twitch e emociona 30 mil pessoas

Agressores de mulheres podem pagar conta do SUS por gastos com vítima em Maceió
Clayton Santos toma posse no Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados

Estrela conservadora em ascensão surpreende pela altura, reclama de bullying e diz que deseja ser premier britânico

MPAL cobra responsabilidade do CIGRES e alerta sobre riscos na gestão do aterro sanitário no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
