Atendimento médico e psicossocial é retomando na Casa de Custódia
Parceria entre Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social e Polícia Civil viabilizou atividades
A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) retomou, nessa quinta-feira (2), os trabalhos de assistência médica e psicossocial para os custodiados da Casa de Custódia da Polícia Civil, no Jacintinho.
Graças ao termo de cooperação firmado entre a secretaria e a Polícia Civil (PC), reeducandos do estabelecimento receberam atendimento de uma equipe formada por enfermeira, assistente social e psicóloga. Com esse trabalho, os profissionais identificam as necessidades físicas, psicológicas e sociais dos apenados que serão transferidos para o sistema prisional.
A supervisora de saúde da Seris, Andréa Rocha, explica que essa iniciativa antecipa os serviços feitos no sistema. “Nessas triagens verificamos as demandas dos presos, assim, podemos adiantar os trabalhos. Além disso, por se tratar de uma população localizada, não precisamos de escolta para deslocamento”, afirma.
O assessor técnico da Casa de Custódia, Marcus Falcão, destaca os benefícios da parceria com a Seris. “Essa integração é muito bem vista por nós, pois, além de ser um pré-atendimento, a gente dá uma assistência diferenciada aos presos que se encontram no local”, disse.
Serviços - Para a assistente social Michele Farias, as ações servem para identificar o perfil do custodiado e fazer o levantamento documental. “Verificamos se eles possuem documentos, se a família tem ciência da situação deles. Dessa forma temos um norte para resgatar a cidadania deles”, contou.
A psicóloga da Seris, Blandina Mota, explica ainda que é feita uma avaliação e colhidos os dados pessoais, verificando os componentes que podem ajudar no processo terapêutico. “Assim podemos detectar algumas doenças que podem ser trabalhadas no sistema prisional”.
Na área de enfermagem são realizados testes rápidos para identificar DST’s, como HIV, Sífilis e hepatite A, B e C, e traçar um perfil da saúde do custodiado com informações sobre a existência de doenças e o uso de medicação.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
