Atendimento médico e psicossocial é retomando na Casa de Custódia
Parceria entre Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social e Polícia Civil viabilizou atividades
A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) retomou, nessa quinta-feira (2), os trabalhos de assistência médica e psicossocial para os custodiados da Casa de Custódia da Polícia Civil, no Jacintinho.
Graças ao termo de cooperação firmado entre a secretaria e a Polícia Civil (PC), reeducandos do estabelecimento receberam atendimento de uma equipe formada por enfermeira, assistente social e psicóloga. Com esse trabalho, os profissionais identificam as necessidades físicas, psicológicas e sociais dos apenados que serão transferidos para o sistema prisional.
A supervisora de saúde da Seris, Andréa Rocha, explica que essa iniciativa antecipa os serviços feitos no sistema. “Nessas triagens verificamos as demandas dos presos, assim, podemos adiantar os trabalhos. Além disso, por se tratar de uma população localizada, não precisamos de escolta para deslocamento”, afirma.
O assessor técnico da Casa de Custódia, Marcus Falcão, destaca os benefícios da parceria com a Seris. “Essa integração é muito bem vista por nós, pois, além de ser um pré-atendimento, a gente dá uma assistência diferenciada aos presos que se encontram no local”, disse.
Serviços - Para a assistente social Michele Farias, as ações servem para identificar o perfil do custodiado e fazer o levantamento documental. “Verificamos se eles possuem documentos, se a família tem ciência da situação deles. Dessa forma temos um norte para resgatar a cidadania deles”, contou.
A psicóloga da Seris, Blandina Mota, explica ainda que é feita uma avaliação e colhidos os dados pessoais, verificando os componentes que podem ajudar no processo terapêutico. “Assim podemos detectar algumas doenças que podem ser trabalhadas no sistema prisional”.
Na área de enfermagem são realizados testes rápidos para identificar DST’s, como HIV, Sífilis e hepatite A, B e C, e traçar um perfil da saúde do custodiado com informações sobre a existência de doenças e o uso de medicação.
Últimas notícias
Homem é preso suspeito de invadir casa e matar mulher na frente dos filhos em Traipu
Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master
Artistas igacienses ganham destaque nacional após aparição com Carlinhos Maia
Acesso ao Aldebaran pela Avenida Menino Marcelo é interditado para troca de postes
Casal mantém atendimento digital durante o feriado da Consciência Negra
Previsão do tempo é para sol predominante no feriado da Consciência Negra
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
