Geral

Batalhão de Polícia Ambiental resgata mais de 100 espécies de pássaros silvestres

Ação foi deflagrada no Tabuleiro, Levada e Benedito Bentes e nas cidades de Maribondo e Arapiraca

Por Redação com Assessoria 06/06/2016 07h07
Batalhão de Polícia Ambiental resgata mais de 100 espécies de pássaros silvestres
- Foto: Ascom/PM

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) resgatou, nesse domingo (05), mais de 100 espécies de pássaros silvestres e répteis em Maceió e no interior. A ação foi deflagrada no bairro do Tabuleiro dos Martins, Levada e Benedito Bentes e nas cidades de Maribondo e Arapiraca. 

Dentre as espécimes resgatadas estão um jabuti, três iguanas, dois tejos e 182 aves, dentre elas, sete-cores, galo-de-campina, periquito-do-sertão, rolinha, fogo-apagou, guriatan, garibaldi, pinta-silva, papa-capim e extravagante. Muitas delas até ameaçadas de extinção, como é o caso do sete-cores, pinta-silva, galo-de-campina, entre outras.

Os responsáveis pelo crime ambiental fugiram ao perceber a aproximação da equipe policial. Eles se infiltraram entre os feirantes e saíram antes de serem alcançados e penalizados. O crime de comercialização ilegal está previsto no Art. 29 da Lei n° 9.605/98, com pena fixada em detenção de seis meses a um ano, além de multa.

Os animais foram encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde passarão por uma triagem para, em seguida, serem reinseridos em seu habitat natural.

De acordo com o oficial de operações do Batalhão de Proteção Ambiental, subtenente Jorge Pedro, a população deve voltar sua atenção para a degradação ambiental e a preservação das espécies.

“É preciso que esses infratores se conscientizem que a comercialização ilegal põe em risco a diversidade das espécies. Isso incide diretamente sobre seus habitats e, também, na qualidade de vida das futuras gerações”, destacou o subtenente.