Bradesco é condenado a pagar R$ 8 mil por bloqueio indevido de cartão
Cliente estava em viagem de férias com a família, nos Estados Unidos, e tinha planejado utilizar o cartão para despesas básicas
O juiz Ayrton de Luna Tenório, da 4ª Vara Cível de Maceió, condenou o Banco Bradesco a pagar indenização de R$ 8 mil, por danos morais, a um cliente que teve cartão de crédito bloqueado durante viagem, mesmo estando adimplente. A decisão foi publicada no Diário da Justiça dessa quinta-feira (9).
De acordo com a sentença, o cliente estava em viagem de férias com a família nos Estados Unidos e tinha planejado utilizar o cartão para despesas básicas como alimentação e farmácia. Contudo, no primeiro dia da viagem, que durou de 29 de janeiro a 9 de fevereiro de 2016, foi surpreendido com o bloqueio do cartão.
A empresa alegou que o bloqueio foi realizado como forma preventiva por suspeita de uso de terceiros, apesar de o cliente ter comunicado previamente ao Bradesco sobre a viagem.
O autor do processo afirmou também que o problema prejudicou os planos da família e trouxe insatisfação, angústia e sofrimento, uma vez que viajou com uma quantidade curta de dinheiro e, justamente no final da viagem, ficou sem recursos.
O magistrado levou em conta os critérios de razoabilidade e proporcionalidade ao fixar a indenização, conforme diz em sua decisão. “Estão presentes os requisitos da responsabilidade civil da fornecedora de serviços, restando devidamente configurado o dever de indenizar. No que concerne ao quantum indenizatório, sabe-se que os danos morais servem para compensar a dor moral sofrida com a agressão, além de ostentar função punitiva-pedagógica, evitando que o causador do dano venha a repetir sua conduta em casos semelhantes”, ressaltou o juiz Ayrton Tenório.
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
