Educação

Em novo formato, Casas de Cultura da Ufal abrem 720 vagas hoje

Para dar continuidade aos cursos de língua, Universidade Federal de Alagoas reajustou critérios

Por Ascom/UFAL 13/06/2016 09h09
Em novo formato, Casas de Cultura da Ufal abrem 720 vagas hoje

A Universidade Federal de Alagoas, por meio da Pró-­reitoria de Extensão, criou um novo programa para as Casas de Cultura da Ufal. Devido as limitações orçamentárias, a Instituição precisou adequar as demandas das atividades extensionistas da Faculdade de Letras (Fale) para a atual realidade financeira, cumprindo o compromisso de dar continuidade ao projeto.

As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-­feira (13) até a sexta­-feira (17), na secretaria geral das Casas de Cultura, localizada no Espaço Cultural, Centro, das 8h às 19h30. Serão disponibilizadas 720 vagas, obedecendo a seguinte ordem de prioridade: ter sido aprovado em um dos cursos da Casa no período letivo 2015.2 e ter cursado ou, estar cursando, a educação básica ou o ensino médio em escola pública; ter sido bolsista da Casa 2015.2; demais alunos das casas aprovados em 2015.2. Alunos e servidores da Ufal podem se inscrever e havendo vagas ociosas, poderão ser contemplados.

As cinco Casas de Cultura – Britânica, Alemã, Latino-­americana, Francesa e Luso­-brasileira – precisaram diminuir a quantidade de vagas e turmas disponíveis porque agora os monitores são exclusivamente da Fale. “A gente está num momento financeiro difícil na universidade pública brasileira, não é só na Ufal, e estamos batalhando em todas as frentes para conseguir os recursos necessários para ampliar o atendimento das Casas, mas, por enquanto, é o que é possível fazer”, destacou a pró-­reitora de Extensão, Joelma Albuquerque.

Para fazer a inscrição basta levar a cópia dos documentos pessoais e comprobatórios dos requisitos exigidos: cópia do RG e CPF, cópia de comprovante de residência, cópia de comprovante de matrícula (no caso de estar cursando), ou histórico escolar (no caso de concluintes), além de preencher uma ficha de inscrição que estará disponível na secretaria geral das Casas de Cultura. O resultado da seleção será divulgado até o dia 23 de junho. “O projeto será aberto e gratuito. A Universidade está assumindo o ônus financeiro, que nem estava previsto para este ano, mas fez um esforço por entender a importância do projeto. Os alunos que já estavam nas Casas vão ser priorizados, mas outros também poderão ingressar à medida que esses forem contemplados”, ressaltou Joelma.

Se o número de inscritos exceder ao de vagas, será feito um cadastro reserva para que os candidatos sejam convocados de acordo com os critérios que se baseiam em faltas e desistências. Esta mesma lista de espera será referência para matrícula nos próximos semestres. As aulas começam no dia 1º de julho em horários disponíveis nos turnos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira. Não haverá mais turmas aos sábados.

Carta aos estudantes

O reitor em exercício, José Vieira Cruz, divulgou uma carta direcionada aos estudantes das Casas de Cultura para esclarecer a situação que inviabilizou a continuidade do projeto de extensão nas dimensões anteriores.

O projeto foi encerrado em 2015.2 por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Procuradoria­Geral da Ufal (PGF), porque descumpria algumas exigências legais, entre elas, excedia o tempo limite de uma ação ligada a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), que era responsável por organizar a parte financeira das Casas.

Outro aspecto, é que era necessário garantir que, pelo menos, dois terços dos envolvidos no projeto fossem ligados à Ufal, em especial, alunos, para que a extensão cumprisse sua função na formação superior. Na carta, o reitor em exercício pede a compreensão de todos pelo momento de contenção orçamentária e agradece aos que sempre contribuíram para que as Casas de Cultura se tornassem uma referência no estado de Alagoas.