Alagoas

IMA e Ressocialização assinam acordo para inserir reeducandos no mercado de trabalho

Convênio contribui com diminuição de reincidência no Estado de Alagoas

13/06/2016 16h04
IMA e Ressocialização assinam acordo para inserir reeducandos no mercado de trabalho
- Foto: Ascom

Através de um convênio firmando com a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) contratou 12 reeducandos, dos regimes semiaberto e aberto, que buscam a reintegração social por meio do trabalho. O acordo foi publicado no Diário Oficial na última quarta-feira (8) e os custodiados se apresentaram na manhã desta sexta-feira (13) na sede do órgão.

Segundo Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, a ideia é ampliar o convênio. “A Seris tem um potencial social muito importante e eu tenho grande admiração por esse projeto. Por isso pretendo evoluir a parceria para contratarmos mais conveniados”, disse.

O secretário da Seris, tenente-coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, destaca o apoio recebido e a credibilidade das ações do Instituto para ampliar os convênios. “O IMA é uma referência no Estado de Alagoas e essa parceria só fortalece o projeto de reintegração. Vai ser muito útil pra sociedade, porque quando damos oportunidade a essas pessoas nós temos a diminuição do índice de criminalidade e o aumento da cidadania”, destacou.

Para que o convênio fosse firmado, foi necessário um acordo de cooperação entre a Seris e o IMA. Segundo a chefe de Reintegração Social e Acompanhamento de Alternativas Penais, Shirley Araújo, atualmente há 22 convênios em andamento no Estado de Alagoas, utilizando a mão de obra carcerária em diversas atividades.

“O IMA irá proporcionar a renda dessas pessoas, o que contribui diretamente para a diminuição da reincidência em nosso Estado”, disse Shirley. Ainda de acordo com ela, as atividades que serão desenvolvidas pelos reeducando contratados pelo IMA serão de serviços gerais, eletricista, jardineiro e pedreiro, podendo ser ampliadas para as demais funções, através de termo aditivo.=