Procon Alagoas alerta consumidores para recall de alimentos
Empresa Santa Helena vai declarar a presença de glúten em seus produtos em adequação à nova legislação
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) informa aos consumidores sobre campanhas de chamamento – recall. A empresa Santa Helena Indústria de Alimentos S/A protocolou campanha de chamamento de doces de amendoim.
A indústria alimentícia informou que no processo de adequação à nova legislação Anvisa RDC 26 de 02/07/2015, que determina a declaração de alergênicos, levando em consideração a possibilidade de mistura de outros ingredientes que contenham glúten em toda a cadeia produtiva, houve a necessidade de alterar a rotulagem de alguns produtos de “Não contém glúten” para “Contém glúten”.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
De acordo com a empresa Santa Helena, a campanha de chamamento abrange 23.713 doces produzidos no período de 23 de fevereiro de 2016 a 13 de maio de 2016, colocados no mercado de consumo com numerações de lote não sequenciais, compreendidos entre os intervalos 546 a 1266, para a Paçoquita Cremosa 350g; 1306 a 1316, para a Paçoquita 50g; 816 a 1306, para a Paçoquita 140g; 776 a 1346, para a Paçoquita 700g; e 846 a 1206, para a Paçoquita 400g.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a empresa destacou ter constatado "possibilidade de informações divergentes em rótulo – rótulo para o produto Doce de Amendoim Cremoso - Paçoquita 350g e entre embalagem primária e secundária para os produtos Bala Mastigável de Amendoim - Paçoquita (Gramaturas de 140g, 400g e 700g) em relação à presença de glúten nos produtos".
Mais informações podem ser obtidas com a empresa Santa Helena, por meio do telefone 0800 727 3008 ou pelo e-mail [email protected]. Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça –justica.gov.br.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
