Eletrobras cria sistema para monitorar sítios arqueológicos e queimadas‏
A Eletrobras Distribuição Alagoas apresentou, nessa terça-feira (21), na reunião do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), o sistema ArquiSIG, criado com o principal objetivo de evitar conflitos entre as redes elétricas da Distribuidora e as variáveis ambientais e de infraestrutura do Estado.
A ferramenta, construída a partir de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento patrocinados pela Eletrobras, já está sendo utilizada pela Distribuidora e permite a interação com outros órgãos.
A utilização do sistema auxilia a Eletrobras na projeção de novas redes elétricas, já que o uso do ArquiSIG possibilita a visualização, por meio de satélite, de informações de patrimônios históricos, a exemplo dos sítios arqueológicos identificados pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico (Iphan) e de unidades de conservação ambiental, biomas, lagoas, etc.
O sistema também apresenta os mapas de áreas protegidas, como terras indígenas e quilombolas, além de mostrar estradas, aeroportos e passagens de gasodutos. “Essa visualização reduz custos e evita que a Eletrobras amplie o sistema elétrico por locais onde não é permitida a implantação de novas redes, prevenindo possíveis conflitos”, explicou o presidente da Eletrobras, Vladimir de Abreu.
Queimadas
A Eletrobras também colocou em operação um sistema que identifica queimadas sob a rede elétrica, com base no cruzamento de informações cedidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O software também poderá auxiliar ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) na verificação de queimadas clandestinas.
Segundo, Vladimir de Abreu, o interesse da Eletrobras é que as ferramentas sejam compartilhadas entre órgãos ambientais e de infraestrutura de Alagoas. “Não queremos colocar o sistema na prateleira e sim utilizá-lo o mais rápido possível”, enfatizou Vladimir.
Na reunião do Cepram ficou definido que a Eletrobras assinará um Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos que se interessarem em fazer uso do sistema.
Últimas notícias
Celina Leão recebeu Michelle em aeroporto após prisão de Bolsonaro
Caiado é internado após arritmia cardíaca e passará por ablação
Flávio pede que apoiadores evitem PF e vão a vigília por Bolsonaro
Após 25 dias internado, morre quinto policial baleado em megaoperação no RJ
Homem armado e encapuzado invade cemitério e rouba moto de vigilante em Delmiro Gouveia
Homem é preso após tentar matar desafeto em via pública de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
