Eletrobras cria sistema para monitorar sítios arqueológicos e queimadas‏
A Eletrobras Distribuição Alagoas apresentou, nessa terça-feira (21), na reunião do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), o sistema ArquiSIG, criado com o principal objetivo de evitar conflitos entre as redes elétricas da Distribuidora e as variáveis ambientais e de infraestrutura do Estado.
A ferramenta, construída a partir de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento patrocinados pela Eletrobras, já está sendo utilizada pela Distribuidora e permite a interação com outros órgãos.
A utilização do sistema auxilia a Eletrobras na projeção de novas redes elétricas, já que o uso do ArquiSIG possibilita a visualização, por meio de satélite, de informações de patrimônios históricos, a exemplo dos sítios arqueológicos identificados pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico (Iphan) e de unidades de conservação ambiental, biomas, lagoas, etc.
O sistema também apresenta os mapas de áreas protegidas, como terras indígenas e quilombolas, além de mostrar estradas, aeroportos e passagens de gasodutos. “Essa visualização reduz custos e evita que a Eletrobras amplie o sistema elétrico por locais onde não é permitida a implantação de novas redes, prevenindo possíveis conflitos”, explicou o presidente da Eletrobras, Vladimir de Abreu.
Queimadas
A Eletrobras também colocou em operação um sistema que identifica queimadas sob a rede elétrica, com base no cruzamento de informações cedidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O software também poderá auxiliar ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) na verificação de queimadas clandestinas.
Segundo, Vladimir de Abreu, o interesse da Eletrobras é que as ferramentas sejam compartilhadas entre órgãos ambientais e de infraestrutura de Alagoas. “Não queremos colocar o sistema na prateleira e sim utilizá-lo o mais rápido possível”, enfatizou Vladimir.
Na reunião do Cepram ficou definido que a Eletrobras assinará um Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos que se interessarem em fazer uso do sistema.
Últimas notícias
Paulo Dantas confirma agenda em Lagoa da Canoa após articulação de Edilza Alves
Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em imóvel abandonado em Igaci
Homem é flagrado com faca de 25 cm na calçada de padaria em Palmeira
Funcionário da Equatorial é preso por extorsão no Centro de Maceió
Leonardo Dias confirma candidatura a Deputado Estadual
Câmeras registram invasão de residência onde adolescente foi morta a tiros em Murici
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
