Eletrobras cria sistema para monitorar sítios arqueológicos e queimadas‏

A Eletrobras Distribuição Alagoas apresentou, nessa terça-feira (21), na reunião do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), o sistema ArquiSIG, criado com o principal objetivo de evitar conflitos entre as redes elétricas da Distribuidora e as variáveis ambientais e de infraestrutura do Estado.
A ferramenta, construída a partir de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento patrocinados pela Eletrobras, já está sendo utilizada pela Distribuidora e permite a interação com outros órgãos.
A utilização do sistema auxilia a Eletrobras na projeção de novas redes elétricas, já que o uso do ArquiSIG possibilita a visualização, por meio de satélite, de informações de patrimônios históricos, a exemplo dos sítios arqueológicos identificados pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico (Iphan) e de unidades de conservação ambiental, biomas, lagoas, etc.
O sistema também apresenta os mapas de áreas protegidas, como terras indígenas e quilombolas, além de mostrar estradas, aeroportos e passagens de gasodutos. “Essa visualização reduz custos e evita que a Eletrobras amplie o sistema elétrico por locais onde não é permitida a implantação de novas redes, prevenindo possíveis conflitos”, explicou o presidente da Eletrobras, Vladimir de Abreu.
Queimadas
A Eletrobras também colocou em operação um sistema que identifica queimadas sob a rede elétrica, com base no cruzamento de informações cedidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O software também poderá auxiliar ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) na verificação de queimadas clandestinas.
Segundo, Vladimir de Abreu, o interesse da Eletrobras é que as ferramentas sejam compartilhadas entre órgãos ambientais e de infraestrutura de Alagoas. “Não queremos colocar o sistema na prateleira e sim utilizá-lo o mais rápido possível”, enfatizou Vladimir.
Na reunião do Cepram ficou definido que a Eletrobras assinará um Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos que se interessarem em fazer uso do sistema.
Últimas notícias

Após mais de 20 anos, Mister Caldo encerra atividades em Arapiraca

Prefeitura de Feira Grande realiza tradicional entrega do peixe da Semana Santa

Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões

Deputado Alexandre Ayres cobra penas mais duras e critica uso político do caso Ana Beatriz: “Não é hora de oportunismo”

Homem é preso por descumprir medida protetiva de urgência, em Penedo

Produtos artesanais ganham novo espaço de exposição e vendas em shopping de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
