Selo Verde para Construção Civil será lançado nesta quinta-feira (23)
Obras que estiverem em conformidade com a legislação ambiental poderão solicitar a certificação ao IMA

Construtoras que trabalham com obras licenciadas e unem medidas socioambientais ao bem-estar de seus funcionários e ações focadas na redução ou eliminação dos impactos ambientais, serão reconhecidas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) por meio do Selo Verde da Construção Civil. A certificação será lançada nesta quinta-feira (23), na sede do IMA, no bairro do Mutange.
Segundo Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, o objetivo do Selo é reconhecer o trabalho de construtoras que executam atividades ambientalmente corretas e mostrar à população que o empreendimento adota um posicionamento visando à redução do consumo dos recursos naturais.
“A conquista do Selo significa que a obra certificada atende critérios como responsabilidade ambiental, uso consciente dos recursos naturais e uso de práticas e técnicas adequadas”, explicou o diretor-presidente.
A certificação será dada em três categorias: bronze, prata e ouro, onde o Selo Verde Ouro indicará que o empreendimento atendeu aos níveis mais elevados de exigências de sustentabilidade. “Com o Selo, as construtoras poderão mostrar que estão cumprindo com as determinações legais e que estão agregando ganhos ambientais às suas atividades”, disse Ricardo Freitas, assessor executivo de Gestão Interna do IMA.
Para que as construtoras consigam certificar a suas obras, primeiro precisam preencher e enviar o requerimento contendo informações sobre o empreendimento e seus responsáveis. Em seguida, a Licença de Instalação (LI) deve ser válida e com as condicionantes atendidas (quando couber); comprovar não ter sido advertido de qualquer não conformidade ambiental; ter o Cadastro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Além disso, implantar o Programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC); o canteiro de obras deve ter baixo impacto ambiental e levar em consideração a qualidade sanitária, o consumo de energia e de água, a saúde e bem-estar do trabalhador, a emissão de ruído e de material particulado, transtornos no trânsito e a gestão dos resíduos sólidos, adotar práticas sócio-ambientais, entre outros.
As condições necessárias para que a construtora possa solicitar a emissão da certificação, serão disponibilizadas em breve no site do IMA, no endereço ima.al.gov.br. Os interessados também poderão fazer o download do requerimento para a certificação.
O lançamento do Selo Verde da Construção Civil acontece nesta quinta-feira, dia 23, no Jardineto do IMA, a partir das 9 horas . O evento contará com a presença de Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, de Alfredo Brêda, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL), e receberá representantes de diversas construtoras.
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
