Selo Verde para Construção Civil será lançado nesta quinta-feira (23)
Obras que estiverem em conformidade com a legislação ambiental poderão solicitar a certificação ao IMA

Construtoras que trabalham com obras licenciadas e unem medidas socioambientais ao bem-estar de seus funcionários e ações focadas na redução ou eliminação dos impactos ambientais, serão reconhecidas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) por meio do Selo Verde da Construção Civil. A certificação será lançada nesta quinta-feira (23), na sede do IMA, no bairro do Mutange.
Segundo Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, o objetivo do Selo é reconhecer o trabalho de construtoras que executam atividades ambientalmente corretas e mostrar à população que o empreendimento adota um posicionamento visando à redução do consumo dos recursos naturais.
“A conquista do Selo significa que a obra certificada atende critérios como responsabilidade ambiental, uso consciente dos recursos naturais e uso de práticas e técnicas adequadas”, explicou o diretor-presidente.
A certificação será dada em três categorias: bronze, prata e ouro, onde o Selo Verde Ouro indicará que o empreendimento atendeu aos níveis mais elevados de exigências de sustentabilidade. “Com o Selo, as construtoras poderão mostrar que estão cumprindo com as determinações legais e que estão agregando ganhos ambientais às suas atividades”, disse Ricardo Freitas, assessor executivo de Gestão Interna do IMA.
Para que as construtoras consigam certificar a suas obras, primeiro precisam preencher e enviar o requerimento contendo informações sobre o empreendimento e seus responsáveis. Em seguida, a Licença de Instalação (LI) deve ser válida e com as condicionantes atendidas (quando couber); comprovar não ter sido advertido de qualquer não conformidade ambiental; ter o Cadastro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Além disso, implantar o Programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC); o canteiro de obras deve ter baixo impacto ambiental e levar em consideração a qualidade sanitária, o consumo de energia e de água, a saúde e bem-estar do trabalhador, a emissão de ruído e de material particulado, transtornos no trânsito e a gestão dos resíduos sólidos, adotar práticas sócio-ambientais, entre outros.
As condições necessárias para que a construtora possa solicitar a emissão da certificação, serão disponibilizadas em breve no site do IMA, no endereço ima.al.gov.br. Os interessados também poderão fazer o download do requerimento para a certificação.
O lançamento do Selo Verde da Construção Civil acontece nesta quinta-feira, dia 23, no Jardineto do IMA, a partir das 9 horas . O evento contará com a presença de Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, de Alfredo Brêda, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL), e receberá representantes de diversas construtoras.
Últimas notícias
Sesau promove acolhimento de profissionais do programa Mais Acesso a Especialistas

Alunos da EJAI recebem descontos no comércio de Matriz de Camaragibe

AeC conclui treinamento de 1ª turma que terá oportunidade de emprego em Palmeira

Moraes autoriza Mauro Cid a viajar com a filha para evento em SP

Preparativos intensificam a Paixão de Cristo no Morro Santo da Massaranduba em Arapiraca

Após vazamento de dados, Trump diz que “terroristas Houthis foram dizimados”
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
