Alagoas é o 2º estado mais transparente do Brasil, segundo Ministério Público Federal
Pesquisa avaliou todos os estados, atribuindo nota 9.8 a Alagoas, que saiu da 16ª para a 2ª posição
O Estado de Alagoas está em 2º lugar no ranking dos estados mais transparentes do Brasil, segundo o resultado da avaliação realizada pelo Ministério Público Federal (MPF). O Ranking Nacional da Transparência avaliou todos os estados da Federação, atribuindo nota 9.8 a Alagoas, que saiu da 16ª para a 2ª posição.
Na primeira avaliação, em 2015, o Estado teve nota 6.8. De acordo com o MPF, Alagoas atendeu a maior parte dos requisitos exigidos na avaliação, entre eles, as boas práticas de transparência, o Serviço Eletrônico de Informações ao Cidadão (E-Sic) - que possibilita o envio de pedidos de informação e transparência passiva.
Foram considerados na avaliação, os principais itens das leis de transparência. Para o MPF, os estados que obtiveram pontuação elevada estão com níveis muito satisfatórios de transparência.
“Esse foi o resultado de um trabalho realizado em equipe, com o apoio de todos os secretários de Estado, coordenado pelo governador Renan Filho. E um desafio. Mas o trabalho não para por aqui; ainda temos um longo caminho para percorrer. Estamos felizes, mas consciente de que podemos mais. Quanto maior a transparência, maior será o controle feito pelo cidadão”, destacou a controladora-geral, Maria Clara Bugarim.
O questionário aplicado pelas unidades do Ministério Público Federal no Brasil inteiro foi elaborado no bojo da ação nº 4 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) de 2015, por representantes do Ministério Público Federal (MPF), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Banco Central, entre outras instituições de controle e fiscalização.
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
