Alagoas é o 2º estado mais transparente do Brasil, segundo Ministério Público Federal
Pesquisa avaliou todos os estados, atribuindo nota 9.8 a Alagoas, que saiu da 16ª para a 2ª posição
O Estado de Alagoas está em 2º lugar no ranking dos estados mais transparentes do Brasil, segundo o resultado da avaliação realizada pelo Ministério Público Federal (MPF). O Ranking Nacional da Transparência avaliou todos os estados da Federação, atribuindo nota 9.8 a Alagoas, que saiu da 16ª para a 2ª posição.
Na primeira avaliação, em 2015, o Estado teve nota 6.8. De acordo com o MPF, Alagoas atendeu a maior parte dos requisitos exigidos na avaliação, entre eles, as boas práticas de transparência, o Serviço Eletrônico de Informações ao Cidadão (E-Sic) - que possibilita o envio de pedidos de informação e transparência passiva.
Foram considerados na avaliação, os principais itens das leis de transparência. Para o MPF, os estados que obtiveram pontuação elevada estão com níveis muito satisfatórios de transparência.
“Esse foi o resultado de um trabalho realizado em equipe, com o apoio de todos os secretários de Estado, coordenado pelo governador Renan Filho. E um desafio. Mas o trabalho não para por aqui; ainda temos um longo caminho para percorrer. Estamos felizes, mas consciente de que podemos mais. Quanto maior a transparência, maior será o controle feito pelo cidadão”, destacou a controladora-geral, Maria Clara Bugarim.
O questionário aplicado pelas unidades do Ministério Público Federal no Brasil inteiro foi elaborado no bojo da ação nº 4 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) de 2015, por representantes do Ministério Público Federal (MPF), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Banco Central, entre outras instituições de controle e fiscalização.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
