Alagoas

Estudantes da Unit ganham direito de adotar nome social

Por Assessoria 28/06/2016 11h11
Estudantes da Unit ganham direito de adotar nome social
- Foto: Ilustração

A promoção ao bem estar social livre de preconceitos e discriminação é direito e dever de todas as comunidades. Ainda que de maneira mais recente, a conquista pelo respeito à identidade de gênero tem liderado a luta pela consolidação de um dos momentos mais marcantes na construção de uma sociedade amplamente mais inclusiva.

Como parte importante desta mudança, os estudantes e servidores do Centro Universitário Tiradentes – Unit ganham o direito de adotar o uso do nome social, ou seja, a forma pela qual se autoidentificam de acordo com a especificação do gênero. Isso significa dizer que, a partir deste momento, travestis, transexuais, transgêneros e intergêneros serão reconhecidos em toda a instituição pelo seu nome social no cotidiano.

Para participar deste cenário de transformações, os alunos interessados deverão solicitar a inclusão do nome social nos diários de classe junto ao Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA. Aos profissionais que já fazem parte do corpo docente e administrativo da Unit, o procedimento também é simples, basta enviar um requerimento ao núcleo de Gente e Carreira – GCD da instituição.

Mais do que garantir de maneira ampliada os direitos à identidade de gênero, a medida, determinada pela portaria da Reitoria/Unit, Nº17/2016, representa mais um passo na aceitação e respeito às diferentes orientações sexuais. Desta forma, a deliberação dialoga com a filosofia e princípios estabelecidos pela Unit com base na liberdade de expressão de todos os cidadãos.

“Enquanto instituição educadora, a Unit entende que o ser humano tem a autonomia de se expressar e posicionar-se em qualquer ambiente. Esta portaria é apenas uma regulamentação em respeito à liberdade de escolha de todos os membros a comunidade acadêmica e administrativa da instituição, inclusive, a de definir seu registro social, a forma pela qual querem ser identificados”, ressalta o reitor Dario Arcanjo de Santana.