Presidente do TJ/AL, Washington Luiz, é afastado do cargo pelo CNJ
Após analisar o suposto envolvimento do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, em um esquema de merenda escolar e favorecimentos, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu durante a sessão desta terça-feira (28) pelo afastamento do mesmo.
Onze votos acataram o afastamento, contra três rejeições. Durante a sessão também foi solicitada a abertura de três Processos Administrativos Disciplinares (PAD) contra o desembargador.
A primeira abertura de PAD contra Washington Luiz ocorreu em outubro de 2015 e a apreciação do caso deveria ter ocorrido ainda no ano passado, mas o processo foi interrompido para que fosse realizado um aprofundamento na apuração.
Segundo as investigações, Washington Luiz, teria envolvimento em um suposto cartel de merenda escolar em 57 municípios de Alagoas e nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Mas esse não é o único crime no qual o desembargador afastado tem o nome apontado como suspeito.
Washington Luiz ainda é investigado por um suposto favorecimento no caso onde Cristiano Matheus, prefeito de Marechal Deodoro e seu ex-genro, teria fraudado licitações que culminaram em um prejuízo de R$ 1,3 milhão entre os anos de 2009 e 2013, e sobre a atuação política na cidade de Joaquim Gomes, em 2015, em troca de supostos favores para o irmão.
A denúncia pela atuação do desembargador afastado em um processo contra Melina Freitas, sua filha, foi arquivada. Hoje ocupando o cargo de secretária Estadual de Cultura, Melina, é suspeita de ter desviado R$15 milhões, quando estava à frente da prefeitura de Piranhas.
Uma última suspeita que pesava contra Washington Luiz, por uma suposta ligação em fatos que culminaram, entre os anos de 2009 e 2013, na morte de três pessoas, também foi arquivada.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
