Mancha na Praia do Sobral é causada por microalgas
Fenômeno, comum no inverno, não apresenta riscos à saúde dos banhistas, mas IMA pede que a população evite banho nas áreas com manchas
No último fim de semana, algumas pessoas que circulavam na Praia do Sobral, em Maceió, ficaram intrigadas com uma mancha escura no mar. O fenômeno observado pelos transeuntes é conhecido como floração ou bloom de algas marinhas, comum nessa época do ano por causa das chuvas.
Técnicos do Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) estiveram no local, na manhã da última segunda-feira (4), para verificar a causa da mancha e identificaram o fenômeno. “O bloom é uma proliferação excessivas de organismos planctônicos resultante de uma disponibilização de nutrientes”, explicou Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA.
De acordo com o coordenador, os nutrientes são transportados do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM) para o mar. “Acreditamos que as chuvas levam os nutrientes para rios e lagunas e, por fim, chegam ao mar”, disse.
O coordenador esclarece que, dependendo das espécies que proliferaram, algumas podem ser tóxicas, como as cianobactérias. Mas, após coleta e análise, a equipe do Herbário MAC constatou que se tratam de microalgas que não apresentam riscos à saúde dos banhistas.
“Não identificamos a presença de organismos tóxicos nas manchas. A espécie identificada trata-se de uma diatomácea da Ordem Biddulphiales, que não representa risco. Entretanto, como medida de precaução, a população deve evitar o banho nas áreas com presença dessas manchas”, advertiu Ricardo César. A equipe de Gerenciamento Costeiro do órgão deve monitorar o fenômeno.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
