Mancha na Praia do Sobral é causada por microalgas
Fenômeno, comum no inverno, não apresenta riscos à saúde dos banhistas, mas IMA pede que a população evite banho nas áreas com manchas
No último fim de semana, algumas pessoas que circulavam na Praia do Sobral, em Maceió, ficaram intrigadas com uma mancha escura no mar. O fenômeno observado pelos transeuntes é conhecido como floração ou bloom de algas marinhas, comum nessa época do ano por causa das chuvas.
Técnicos do Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) estiveram no local, na manhã da última segunda-feira (4), para verificar a causa da mancha e identificaram o fenômeno. “O bloom é uma proliferação excessivas de organismos planctônicos resultante de uma disponibilização de nutrientes”, explicou Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA.
De acordo com o coordenador, os nutrientes são transportados do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM) para o mar. “Acreditamos que as chuvas levam os nutrientes para rios e lagunas e, por fim, chegam ao mar”, disse.
O coordenador esclarece que, dependendo das espécies que proliferaram, algumas podem ser tóxicas, como as cianobactérias. Mas, após coleta e análise, a equipe do Herbário MAC constatou que se tratam de microalgas que não apresentam riscos à saúde dos banhistas.
“Não identificamos a presença de organismos tóxicos nas manchas. A espécie identificada trata-se de uma diatomácea da Ordem Biddulphiales, que não representa risco. Entretanto, como medida de precaução, a população deve evitar o banho nas áreas com presença dessas manchas”, advertiu Ricardo César. A equipe de Gerenciamento Costeiro do órgão deve monitorar o fenômeno.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
