Ocupe a Praça leva diversidade cultural para praça pública no Jacintinho
O mirante Vereador Amélio da Silva, no Jacitinho, vai ser palco da terceira edição do projeto “Ocupe a Praça”. A partir das 15h deste domingo (10), o local irá receber uma invasão da cultura alagoana com apresentações do grupo de reggae Freedom Songs, grupo Xique Xique de Alagoas, grupo infanto juvenil Gente que Brilha, punks da Ximbra e da banda de rock alternativo Eek. A diversidade musical e cultural é uma das marcas da ação executada pelo coletivo PopFuzz, idealizador e produtor, em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).
Além das apresentações musicais, o Ocupe a Praça também contribui à formação de novos artistas e do pensar e fazer cultura em Maceió com a realização de oficinas, nos dias que antecedem as apresentações em praça pública. Na região administrativa 05, que corresponde aos bairros de Barro Duro, Feitosa, Jacintinho e São Jorge, durante esta semana aconteceram mini-cursos de bumba meu boi, que o oficineiro Lucival Salgueiro, o Neno; “Capoeira Como Construção de Identidade e Gênero” com Sirlene Gomes e “Museu e Comunidade” com Viviane Rodrigues.
De acordo com uma das coordenadoras do projeto pelo PopFuzz, Nina Magalhães, as oficinas e apresentações artísticas e culturais do Ocupe a Praça foram determinadas pelas próprias comunidades como parte das ações de emponderamento dos moradores à valorização da arte e da cultura. A próxima edição do projeto está programada para o dia 31 de julho, na praça Marcílio Dias, em Jaraguá, que integra a região administrativa 01 e abrange ainda os bairros do Poço, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras..
O ‘Ocupe a Praça’ é uma realização da Fundação Municipal de Ação Cultural em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural e integra o Programa Ações Culturais para Maceió, fruto do convênio nº 798826/2013, resultante de emenda parlamentar e assinado entre FMAC e MinC. A idealização e produção é do Coletivo Popfuzz.