PIB da China cresce 6,7% no segundo trimestre deste ano
Entre os destaques positivos no período estão a produção industrial e as vendas do varejo
O PIB (Produto Interno Bruto) da China cresceu 6,7% no segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, resultado ligeiramente superior aos 6,6% esperados pelos analistas e dentro da meta do governo para o ano todo, que varia 6,5% a 7%.
O desempenho foi exatamente o mesmo que havia sido registrado no primeiro trimestre, o mais fraco da segunda maior economia do mundo desde o início de 2009, quando o país sofria os efeitos do início da crise global.
Entre os destaques positivos no período estão a produção industrial e as vendas do varejo. Também contribuíram para o resultado os empréstimos, em consequência das taxas de juros mantidas por Pequim desde outubro em níveis historicamente baixos a fim de estimular a economia, e os gastos do governo.
"Os números mostram que a economia está estabilizada", disse ao "Wall Street JournaL" Ding Shuang, economista do banco Standard Chartered. "O governo está levando a sério sua meta de crescimento para 2016."
Os rumos da China têm causado preocupação a investidores, enquanto o país passa por um momento de transição de uma economia fortemente voltada a exportações e infraestrutura para o consumo e os serviços.
Em 2015, a economia chinesa cresceu 6,9%, menor ritmo em 25 anos.
Apesar do processo de mudança de foco, a China continua dependente das exportações. A saída do Reino Unido da União Europeia, recém-aprovada pela população britânica, causa mais preocupações ao país asiático, devido aos possíveis impactos negativos na economia mundial e à consequente redução na demanda por produtos chineses.
BRASIL
O Brasil acompanha com atenção o desempenho da economia chinesa. Apesar da queda no preço das commodities, o país continua a ser o maior comprador no exterior dos produtos brasileiros -18,6% das exportações do país rumaram para os portos chineses no ano passado, ante 18% em 2014.
Últimas notícias
Caio Bebeto propõe lei para acabar com cobrança indevida "de ar" na conta de água em Maceió
Rateio histórico valoriza profissionais da educação em Porto Real do Colégio
Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra HPV até junho de 2026
Samu 192 de Alagoas completa 22 anos com ampliação de serviços e queda nos trotes
Prefeitura avança com ações voltadas para mulheres, PCDs e pessoas idosas
Em “boicote”, loja vende Havaianas a R$ 1 e zera estoque
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
