Governo promove concessão e antiga Ceal deve ir a leilão, diz ministro de Minas e Energia
Segundo a reportagem do G1, distribuidoras de Alagoas e Piauí são ?as menos complicadas?
Em entrevista ao portal de notícias G1, o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, afirmou que o governo vai promover concessões em distribuidoras de todo o Brasil e que a antiga Ceal, em Alagoas, deve ir a leilão.
Para ele, as distribuidoras de Alagoas e Piauí são “as menos complicadas”. O governo também pretende realizar a mesma medida na região Norte, principalmente nos estados do Acre, Rondônia e Roraima. Essas empresas de distribuição são atualmente controladas pela estatal Eletrobras, que enfrenta prejuízos bilionários desde 2012. As alterações, segundo o Ministério de Minas e Energia, contribuem para desburocratizar os leilões de transferência de controle e também permitirão a redução de questionamentos na Justiça.
Questionado sobre a greve dos funcionários da Eletrobras, o ministro foi enfático e afirmou que a situação da empresa exige um esforço coletivo, mas que eles tem o direito de se manifestarem.
Belo Monte
O governo também anunciou que pretende vender a participação da Eletrobras em empresas do setor elétrico, como hidrelétricas, termelétricas e usinas transmissoras ou distribuidoras de energia com o objetivo de ajudar a estatal a sair da crise. Segundo Bezerra, já foram mapeadas 179 Sociedade de Propósito Específico (SPE) com participação da Eletrobras que podem ser vendidas por até R$20 bilhões.