Governo promove concessão e antiga Ceal deve ir a leilão, diz ministro de Minas e Energia
Segundo a reportagem do G1, distribuidoras de Alagoas e Piauí são ?as menos complicadas?
Em entrevista ao portal de notícias G1, o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, afirmou que o governo vai promover concessões em distribuidoras de todo o Brasil e que a antiga Ceal, em Alagoas, deve ir a leilão.
Para ele, as distribuidoras de Alagoas e Piauí são “as menos complicadas”. O governo também pretende realizar a mesma medida na região Norte, principalmente nos estados do Acre, Rondônia e Roraima. Essas empresas de distribuição são atualmente controladas pela estatal Eletrobras, que enfrenta prejuízos bilionários desde 2012. As alterações, segundo o Ministério de Minas e Energia, contribuem para desburocratizar os leilões de transferência de controle e também permitirão a redução de questionamentos na Justiça.
Questionado sobre a greve dos funcionários da Eletrobras, o ministro foi enfático e afirmou que a situação da empresa exige um esforço coletivo, mas que eles tem o direito de se manifestarem.
Belo Monte
O governo também anunciou que pretende vender a participação da Eletrobras em empresas do setor elétrico, como hidrelétricas, termelétricas e usinas transmissoras ou distribuidoras de energia com o objetivo de ajudar a estatal a sair da crise. Segundo Bezerra, já foram mapeadas 179 Sociedade de Propósito Específico (SPE) com participação da Eletrobras que podem ser vendidas por até R$20 bilhões.
Últimas notícias
Ex-deputado Edval Gaia ensaia retorno à política em chapa articulada por JHC
Lula e Trump se cumprimentam durante evento social no G7
Davi Filho amplia vantagem em Maceió com bases do Pastor João Luiz
Seminfra e BRK Ambiental vistoriam obras de esgotamento sanitário no Litoral Norte de Maceió
Eleitores e candidatos podem ser punidos pelo uso indevido de IA nas eleições 2026
Homem acusado de ameaça é detido ao resistir a abordagem policial em Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
