Sesau vai capacitar municípios para realização do Teste Rápido de HIV e sífilis

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá realizar, no próximo dia 28, uma capacitação sobre o Teste Rápido do HIV e sífilis. A iniciativa será realizada no auditório da Gerência de Atenção Primária da Sesau, localizada na Avenida da Paz, no bairro Jaraguá, em Maceió.
De acordo com a responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher, Carmen Nascimento, a capacitação irá envolver os profissionais de Enfermagem que atuam nas unidades de Atenção Primária dos municípios de Paripueira e São Luiz do Quitunde. “A capacitação tem o propósito de preparar as equipes para o diagnóstico das doenças”, salientou.
Ainda segundo Carmen Nascimento, o Teste Rápido será feito na própria Unidade Básica de Saúde (UBS). “Com a detecção, o tratamento da sífilis será realizado na própria unidade e na eventualidade da detecção do vírus HIV, haverá o encaminhamento para as unidades de referência, que em Alagoas são o Hospital Escola Hélvio Auto e PAM Salgadinho”, explicou.
Procedimento simples – Carmen Nascimento salientou que o Teste Rápido é um procedimento simples. “O exame é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue, coletada da ponta do dedo com o resultado sendo revelado em menos de 30 minutos”, ressaltou.
A responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher destacou é importante que as gestantes realizem o Teste Rápido. Isso porque ele detecta a sífilis em gestantes, impedindo a transmissão vertical do vírus, que é o contágio do recém-nascido pela gestante infectada.
Últimas notícias

Sequestrador leva homem e cachorra, mas liberta apenas a vítima humana

Com mercado em choque, dólar desaba a R$ 5,62 no pós-tarifaço de Trump

Leonardo Dias aprova moção de apoio aos prisioneiros de 8 de janeiro

Cibele Moura pede inclusão de dados sobre crimes contra pessoas com deficiência em AL

Saúde amplia acesso a medicamento para pacientes com doença falciforme

'Vovozona' é preso em Penedo durante Operação Epílogo, da SSP/AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
