Sesau vai capacitar municípios para realização do Teste Rápido de HIV e sífilis

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá realizar, no próximo dia 28, uma capacitação sobre o Teste Rápido do HIV e sífilis. A iniciativa será realizada no auditório da Gerência de Atenção Primária da Sesau, localizada na Avenida da Paz, no bairro Jaraguá, em Maceió.
De acordo com a responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher, Carmen Nascimento, a capacitação irá envolver os profissionais de Enfermagem que atuam nas unidades de Atenção Primária dos municípios de Paripueira e São Luiz do Quitunde. “A capacitação tem o propósito de preparar as equipes para o diagnóstico das doenças”, salientou.
Ainda segundo Carmen Nascimento, o Teste Rápido será feito na própria Unidade Básica de Saúde (UBS). “Com a detecção, o tratamento da sífilis será realizado na própria unidade e na eventualidade da detecção do vírus HIV, haverá o encaminhamento para as unidades de referência, que em Alagoas são o Hospital Escola Hélvio Auto e PAM Salgadinho”, explicou.
Procedimento simples – Carmen Nascimento salientou que o Teste Rápido é um procedimento simples. “O exame é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue, coletada da ponta do dedo com o resultado sendo revelado em menos de 30 minutos”, ressaltou.
A responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher destacou é importante que as gestantes realizem o Teste Rápido. Isso porque ele detecta a sífilis em gestantes, impedindo a transmissão vertical do vírus, que é o contágio do recém-nascido pela gestante infectada.
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
