Sesau vai capacitar municípios para realização do Teste Rápido de HIV e sífilis
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá realizar, no próximo dia 28, uma capacitação sobre o Teste Rápido do HIV e sífilis. A iniciativa será realizada no auditório da Gerência de Atenção Primária da Sesau, localizada na Avenida da Paz, no bairro Jaraguá, em Maceió.
De acordo com a responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher, Carmen Nascimento, a capacitação irá envolver os profissionais de Enfermagem que atuam nas unidades de Atenção Primária dos municípios de Paripueira e São Luiz do Quitunde. “A capacitação tem o propósito de preparar as equipes para o diagnóstico das doenças”, salientou.
Ainda segundo Carmen Nascimento, o Teste Rápido será feito na própria Unidade Básica de Saúde (UBS). “Com a detecção, o tratamento da sífilis será realizado na própria unidade e na eventualidade da detecção do vírus HIV, haverá o encaminhamento para as unidades de referência, que em Alagoas são o Hospital Escola Hélvio Auto e PAM Salgadinho”, explicou.
Procedimento simples – Carmen Nascimento salientou que o Teste Rápido é um procedimento simples. “O exame é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue, coletada da ponta do dedo com o resultado sendo revelado em menos de 30 minutos”, ressaltou.
A responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher destacou é importante que as gestantes realizem o Teste Rápido. Isso porque ele detecta a sífilis em gestantes, impedindo a transmissão vertical do vírus, que é o contágio do recém-nascido pela gestante infectada.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
