Sesau vai capacitar municípios para realização do Teste Rápido de HIV e sífilis
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá realizar, no próximo dia 28, uma capacitação sobre o Teste Rápido do HIV e sífilis. A iniciativa será realizada no auditório da Gerência de Atenção Primária da Sesau, localizada na Avenida da Paz, no bairro Jaraguá, em Maceió.
De acordo com a responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher, Carmen Nascimento, a capacitação irá envolver os profissionais de Enfermagem que atuam nas unidades de Atenção Primária dos municípios de Paripueira e São Luiz do Quitunde. “A capacitação tem o propósito de preparar as equipes para o diagnóstico das doenças”, salientou.
Ainda segundo Carmen Nascimento, o Teste Rápido será feito na própria Unidade Básica de Saúde (UBS). “Com a detecção, o tratamento da sífilis será realizado na própria unidade e na eventualidade da detecção do vírus HIV, haverá o encaminhamento para as unidades de referência, que em Alagoas são o Hospital Escola Hélvio Auto e PAM Salgadinho”, explicou.
Procedimento simples – Carmen Nascimento salientou que o Teste Rápido é um procedimento simples. “O exame é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue, coletada da ponta do dedo com o resultado sendo revelado em menos de 30 minutos”, ressaltou.
A responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher destacou é importante que as gestantes realizem o Teste Rápido. Isso porque ele detecta a sífilis em gestantes, impedindo a transmissão vertical do vírus, que é o contágio do recém-nascido pela gestante infectada.
Últimas notícias
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Governo doa terreno para construção de 400 casas populares em Murici
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
