Alagoas

Ação conjunta flagra desmatamento e multa Prefeitura e responsáveis por loteamento

Ação do IMA em conjunto com o BPA e IBAMA ocorreu após denúncia

Por 7 Segundos com Ascom IMA 20/07/2016 17h05
Ação conjunta flagra desmatamento e multa Prefeitura e responsáveis por loteamento
Ação conjunta flagra desmatamento e multa Prefeitura e responsáveis por loteamento - Foto: Ascom IMA

Após o recebimento de uma denúncia apontando o desmatamento de árvores nativas no município de Marechal Deodoro, Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), em ação conjunta com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), multaram a Prefeitura e a empresa responsável pelas obras de um loteamento, que estaria desmatando a área, em R$ 260 mil.

Os fiscais foram até o local denunciado e constataram a supressão que seria para obras de melhoramento e aberturas das vias de acesso. Representantes da prefeitura municipal apresentaram-se como responsáveis, mas outras pessoas também foram encontradas na obra prestando serviços para a empresa responsável pelo loteamento.


Na ocasião, os responsáveis pelo loteamento apresentaram licença emitida pelo IMA. Mas, tanto a prefeitura quanto a empresa proprietária, não foram autorizadas a iniciar e realizar a supressão, sendo ambas autuadas no valor de R$ 260 mil.

Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Natural (IPHAN), que também participaram da ação, afirmam que já haviam embargado a obra na semana anterior por danos em área de pesquisa arqueológica, cujo processo é alvo de inquérito na Polícia Federal.

Representantes da prefeitura e do loteamento deverão apresentar defesa e esclarecimento ao IMA. O Instituto informou que as partes deverão discutir adaptações no projeto do empreendimento.