Operação Inversão: Justiça manda soltar delegados suspeitos de receber propina

Estão soltos desde a noite de ontem (20) os três delegados da Polícia Federal acusados de participar de um esquema de pagamento de propina envolvendo fraudes contra a Previdência Social, em São Paulo. Eles Foram presos no último dia 14.
Em despacho ontem (20), a juíza Ana Clara de Paula Oliveira Passos, da Justiça Federal considerou desnecessárias as prisões. Segundo o advogado Olímpio José Ferreira Rodrigues, que entrou com recurso para defender um dos acusados, Ulisses Vieira Mendes, a juíza entendeu que seu cliente não oferecia nenhuma ameaça de obstrução ao inquérito instaurado para apurar a denúncia de cobrança de propina de fraudadores da Previdência Social e nenhum risco à sociedade.
“Os requisitos para a prisão preventiva não foram preenchidos, e a juíza entendeu nossa argumentação de que não há como interferir sobre a investigação criminal ou sobre testemunhas”, disse ele.
Ulisses Francisco Vieira Mendes está aposentado há dois meses e ocupava a chefia da Delegacia de Crimes Previdenciários (Deleprev), da Superintendência da Polícia Federal, unidade que está na mira das investigações. Ele e os demais foram detidos na Operação Inversão da Polícia Federal, que tinha como alvo a prisão de 13 suspeitos, além do cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva.
O caso em andamento começou a ser investigado em agosto do ano passado, após a PF ter sido informada do pagamento de propinas a alguns delegados lotados na Delegacia de Crimes Previdenciários (Deleprev). De acordo com denúncias, os policiais se comprometiam a interromper as investigações sobre fraudes em várias agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mediante o pagamento de valores que atingiam a R$ 50 mil por dia.
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
