Paralisação na Educação: Renan Filho diz que portas estão abertas para negociações
Governador falou sobre as negociações durante entrevista à imprensa em Arapiraca
O governador Renan Filho (PMDB) afirmou, em entrevista à imprensa, na manhã desta segunda-feira (01), em visita à Arapiraca, que as negociações com os servidores da Educação estão totalmente abertas ao diálogo. Os servidores decidiram paralisar as atividades por 72h, desde a última quinta-feira (28), para cobrar o cumprimento da data-base e aumento percentual do piso do magistério.
Renan Filho explicou a real situação de Alagoas e afirmou que, no Brasil, onze estados estão sem pagar salários. "Se a gente fizer uma negociação que não possa cumprir, instala-se o caos, porque o governo que não paga salários, nada funciona, de maneira que estamos conversando com serenidade para que a gente possa assumir o compromisso e honrar (sic)", disse o governador.
Mobilização
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), comunicou que até o momento nenhuma proposta foi apresentada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a respeito do reajuste salarial da categoria. A categoria afirma ainda que os servidores vêm recebendo ameaças da Seduc.
O movimento lançou uma campanha em fevereiro, e desde então tenta negociar com o governo, que resiste em apresentar qualquer tipo de percentual de reajuste. O secretário da Educação, Luciano Barbosa, justificou que um projeto de lei que tramita em Brasília a respeito das negociação das dívidas dos estados com o governo federal impede qualquer tipo de reajuste e que somente ao resolver as pendências é que poderá realizar algum tipo de acordo com os servidores.
Na próxima quarta-feira (03), os servidores farão uma assembleia com o sindicato para discutir se continuam as paralisações por tempo indeterminado ou se retornam aos serviços. A assembleia está marcada para às 9h, na sede da Sinteal, localizada no bairro no Espaço Cultural Professora Jarede Viana, no bairro Mutange, em Maceió.
Últimas notícias
Homem morre ao sofrer mal súbito durante racha na orla de Pajucara, em Maceió
Mulher é presa após ameaçar esfaquear amante do marido e a amiga dela em Arapirca
Com mais de 50 autores, deixa sua marca na Bienal Internacional do Livro
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
