Transnordestina é condenada a pagar indenização por danificar residência
De acordo com a magistrada, ficou comprovado que as atividades da Ferrovia Transnordestina comprometeram a segurança de moradia da vítima

A Ferrovia Transnordestina foi condenada a pagar indenização, por danos morais, no valor de R$ 25 mil a um morador de Viçosa que teve a estrutura de sua residência danificada, após obras de recuperação de uma linha ferroviária. A decisão foi proferida pela juíza Lorena Carla Sotto-Mayor, quando ela ainda era titular da Comarca de Viçosa, mas foi publicada no Diário da Justiça desta segunda-feira (01).
De acordo com a magistrada, ficou comprovado que as atividades da Ferrovia Transnordestina comprometeram a segurança de moradia da vítima. “Houve negligência da demandada quanto à adoção dos cuidados necessários para a promoção da obra que empreendeu na localidade denominada 'Espinhaço da Gata'. Deixando de prospectar os impactos de suas atividades, culminou por impor àquela comunidade, já carente e desatendida na fruição de equipamentos urbanos, a degradação de casas destinadas à sua habitação”, destacou Lorena Carla.
Ainda segundo a juíza, o relatório técnico apresentado pelo morador afasta a tese da defesa que as casas se encontravam deterioradas e que a responsabilidade seria do Município de Viçosa. “Foi a demandada (Transnordestina) quem causou, com suas atividades, a desqualificação do solo”, disse Lorena. O documento anexado ao processo relata que não foi observada na área a presença de dispositivos de drenagem que permitiriam concentrar o escoamento superficial de águas pluviais em locais adequados, evitando a erosão e a saturação do maciço terroso.
Além da indenização por danos morais, o morador havia solicitado o pagamento de R$ 15 mil por danos materiais. No entanto, a magistrada entendeu não haver provas suficientes. “Quanto aos danos materiais, tenho que não foram devidamente demonstrados. Não há nos autos documentos ou provas que indiquem o valor do prejuízo financeiro suportado pela parte promovente”, afirmou.
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
