Chuvas devem se intensificar nos próximos dois anos, afirma meteorologista
Expectativa é de que as chuvas no Nordeste se intensifiquem apenas em 2018

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal) e a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), realizou, nesSa segunda-feira (01), a palestra ‘Perspectivas Climáticas para o Nordeste’ para os próximos cinco anos.
O palestrante convidado foi o professor e doutor Luis Carlos Molion. Diante de um auditório lotado, Molion fez um diagnóstico do clima nos últimos anos e lançou uma previsão para os próximos cinco anos, baseado no conceito da semelhança.
“Nós temos passado por um período bastante seco nos últimos meses, com a redução da chuva em até 65% na maior parte do Estado. Então, a ideia é mostrar um diagnóstico do que está acontecendo agora e qual é a perspectiva para os próximos anos, por meio da metodologia da semelhança”, disse Carlos Molion.
“Nós temos acesso a todos os bancos de dados do mundo, dando uma ideia muito boa de como está o clima em escala global. Com isso, montamos um cenário pra trás e identificamos no passado um ano que seja semelhante a esse, como é o caso de 1997 e 1998, que são semelhantes a 2015 e 2016. Com isso podemos ter um guia para as nossas ações e ter um planejamento”, completou o professor.
O período de estiagem ainda deverá se estender por algum tempo. “Semelhante ao que ocorreu em 1998 e 1999, ainda em 2016 e 2017 vamos ter chuvas abaixo do normal. Há uma grande chance de termos um ano bastante chuvoso apenas em 2018 e 2019 ser um ano regular”, afirmou.
Produtores e representantes de diversas organizações ligadas à agricultura presentes ao evento destacaram a importância de se ter acesso a esses dados climáticos. “Queremos saber se essa estiagem vai ser prolongada para podermos tomar as providências para o verão. Quero saber se o verão vai ser mais forte ou não”, disse João Paulo Farias, produtor de grãos e secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Capela.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
