Mestra Maria de Clarice é reconhecida como Patrimônio Vivo de Alagoas
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) divulgou, por meio do Diário Oficial do Estado, o nome do mestre selecionado para Registro do Patrimônio Vivo (RPV) de Alagoas. Maria Severiano dos Santos é a nova mestra da cultura popular, reconhecida pelo Governo do Estado. Publicação está disponível no endereço http://bit.ly/2bwvglg.
Maria de Clarice, como é conhecida, é filha da rendeira Dona Clarice Severiano, mestra do Patrimônio Vivo falecida em 2012. A mestra da renda de bilro aprendeu desde cedo com a mãe a manipular os bilros, no município de São Sebastião.
Atualmente, Maria dá aulas de artesanato para jovens e também ensina a renda de bilro, a fim de manter viva a tradição da renda na família. “Minha mãe deixou um legado não apenas de arte, mas dignidade, fé e persistência, que deve ser passado de geração em geração, assim como seus ensinamentos sobre a confecção da renda de bilro”, disse Maria Severiana.
Ao todo, trinta e quatro mestres participaram do edital, para preencher uma vaga destinada a um representante da cultura popular de Alagoas. O Livro de Registro reconhece como Patrimônio Vivo o mestre ou mestra que detenha os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Alagoas.
São considerados aptos a receber o registro de Patrimônio Vivo brasileiros residentes em Alagoas há 20 anos e que tenham participação comprovada em atividades culturais no mesmo período.
Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas
O Registro do Patrimônio Vivo o Estado de Alagoas é um reconhecimento oficial de mestres e mestras das mais variadas tradições culturais - danças e folguedos da cultura popular, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, artes cênicas, artesanato, dentre outras - que dedicaram a vida a resguardar o que Alagoas possui de mais valioso, a sua identidade cultural.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
