Mestra Maria de Clarice é reconhecida como Patrimônio Vivo de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) divulgou, por meio do Diário Oficial do Estado, o nome do mestre selecionado para Registro do Patrimônio Vivo (RPV) de Alagoas. Maria Severiano dos Santos é a nova mestra da cultura popular, reconhecida pelo Governo do Estado. Publicação está disponível no endereço http://bit.ly/2bwvglg.
Maria de Clarice, como é conhecida, é filha da rendeira Dona Clarice Severiano, mestra do Patrimônio Vivo falecida em 2012. A mestra da renda de bilro aprendeu desde cedo com a mãe a manipular os bilros, no município de São Sebastião.
Atualmente, Maria dá aulas de artesanato para jovens e também ensina a renda de bilro, a fim de manter viva a tradição da renda na família. “Minha mãe deixou um legado não apenas de arte, mas dignidade, fé e persistência, que deve ser passado de geração em geração, assim como seus ensinamentos sobre a confecção da renda de bilro”, disse Maria Severiana.
Ao todo, trinta e quatro mestres participaram do edital, para preencher uma vaga destinada a um representante da cultura popular de Alagoas. O Livro de Registro reconhece como Patrimônio Vivo o mestre ou mestra que detenha os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Alagoas.
São considerados aptos a receber o registro de Patrimônio Vivo brasileiros residentes em Alagoas há 20 anos e que tenham participação comprovada em atividades culturais no mesmo período.
Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas
O Registro do Patrimônio Vivo o Estado de Alagoas é um reconhecimento oficial de mestres e mestras das mais variadas tradições culturais - danças e folguedos da cultura popular, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, artes cênicas, artesanato, dentre outras - que dedicaram a vida a resguardar o que Alagoas possui de mais valioso, a sua identidade cultural.
Últimas notícias
Homem escapa de atentado à bala na zona rural de Palmeira dos Índios

Três ocorrências de perturbação do sossego são registradas no Agreste de AL

1ª edição do Up Night Run reúne mais de 700 inscritos em Arapiraca em plena noite de sábado

Assalto à joalheria em Mata Grande termina com prisões e recuperação de bens

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
