Alagoas

Mestra Maria de Clarice é reconhecida como Patrimônio Vivo de Alagoas

Por Redação com Agência Alagoas 18/08/2016 18h06
Mestra Maria de Clarice é reconhecida como Patrimônio Vivo de Alagoas
- Foto: Arquivo/Secult

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) divulgou, por meio do Diário Oficial do Estado, o nome do mestre selecionado para Registro do Patrimônio Vivo (RPV) de Alagoas. Maria Severiano dos Santos é a nova mestra da cultura popular, reconhecida pelo Governo do Estado. Publicação está disponível no endereço http://bit.ly/2bwvglg.

Maria de Clarice, como é conhecida, é filha da rendeira Dona Clarice Severiano, mestra do Patrimônio Vivo falecida em 2012. A mestra da renda de bilro aprendeu desde cedo com a mãe a manipular os bilros, no município de São Sebastião.

Atualmente, Maria dá aulas de artesanato para jovens e também ensina a renda de bilro, a fim de manter viva a tradição da renda na família. “Minha mãe deixou um legado não apenas de arte, mas dignidade, fé e persistência, que deve ser passado de geração em geração, assim como seus ensinamentos sobre a confecção da renda de bilro”, disse Maria Severiana.

Ao todo, trinta e quatro mestres participaram do edital, para preencher uma vaga destinada a um representante da cultura popular de Alagoas. O Livro de Registro reconhece como Patrimônio Vivo o mestre ou mestra que detenha os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Alagoas.

São considerados aptos a receber o registro de Patrimônio Vivo brasileiros residentes em Alagoas há 20 anos e que tenham participação comprovada em atividades culturais no mesmo período.

Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas

O Registro do Patrimônio Vivo o Estado de Alagoas é um reconhecimento oficial de mestres e mestras das mais variadas tradições culturais - danças e folguedos da cultura popular, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, artes cênicas, artesanato, dentre outras - que dedicaram a vida a resguardar o que Alagoas possui de mais valioso, a sua identidade cultural.