Mestra Maria de Clarice é reconhecida como Patrimônio Vivo de Alagoas
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) divulgou, por meio do Diário Oficial do Estado, o nome do mestre selecionado para Registro do Patrimônio Vivo (RPV) de Alagoas. Maria Severiano dos Santos é a nova mestra da cultura popular, reconhecida pelo Governo do Estado. Publicação está disponível no endereço http://bit.ly/2bwvglg.
Maria de Clarice, como é conhecida, é filha da rendeira Dona Clarice Severiano, mestra do Patrimônio Vivo falecida em 2012. A mestra da renda de bilro aprendeu desde cedo com a mãe a manipular os bilros, no município de São Sebastião.
Atualmente, Maria dá aulas de artesanato para jovens e também ensina a renda de bilro, a fim de manter viva a tradição da renda na família. “Minha mãe deixou um legado não apenas de arte, mas dignidade, fé e persistência, que deve ser passado de geração em geração, assim como seus ensinamentos sobre a confecção da renda de bilro”, disse Maria Severiana.
Ao todo, trinta e quatro mestres participaram do edital, para preencher uma vaga destinada a um representante da cultura popular de Alagoas. O Livro de Registro reconhece como Patrimônio Vivo o mestre ou mestra que detenha os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Alagoas.
São considerados aptos a receber o registro de Patrimônio Vivo brasileiros residentes em Alagoas há 20 anos e que tenham participação comprovada em atividades culturais no mesmo período.
Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas
O Registro do Patrimônio Vivo o Estado de Alagoas é um reconhecimento oficial de mestres e mestras das mais variadas tradições culturais - danças e folguedos da cultura popular, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, artes cênicas, artesanato, dentre outras - que dedicaram a vida a resguardar o que Alagoas possui de mais valioso, a sua identidade cultural.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
