Mestra Maria de Clarice é reconhecida como Patrimônio Vivo de Alagoas
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) divulgou, por meio do Diário Oficial do Estado, o nome do mestre selecionado para Registro do Patrimônio Vivo (RPV) de Alagoas. Maria Severiano dos Santos é a nova mestra da cultura popular, reconhecida pelo Governo do Estado. Publicação está disponível no endereço http://bit.ly/2bwvglg.
Maria de Clarice, como é conhecida, é filha da rendeira Dona Clarice Severiano, mestra do Patrimônio Vivo falecida em 2012. A mestra da renda de bilro aprendeu desde cedo com a mãe a manipular os bilros, no município de São Sebastião.
Atualmente, Maria dá aulas de artesanato para jovens e também ensina a renda de bilro, a fim de manter viva a tradição da renda na família. “Minha mãe deixou um legado não apenas de arte, mas dignidade, fé e persistência, que deve ser passado de geração em geração, assim como seus ensinamentos sobre a confecção da renda de bilro”, disse Maria Severiana.
Ao todo, trinta e quatro mestres participaram do edital, para preencher uma vaga destinada a um representante da cultura popular de Alagoas. O Livro de Registro reconhece como Patrimônio Vivo o mestre ou mestra que detenha os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Alagoas.
São considerados aptos a receber o registro de Patrimônio Vivo brasileiros residentes em Alagoas há 20 anos e que tenham participação comprovada em atividades culturais no mesmo período.
Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas
O Registro do Patrimônio Vivo o Estado de Alagoas é um reconhecimento oficial de mestres e mestras das mais variadas tradições culturais - danças e folguedos da cultura popular, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, artes cênicas, artesanato, dentre outras - que dedicaram a vida a resguardar o que Alagoas possui de mais valioso, a sua identidade cultural.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
