Guia eleitoral começa hoje no rádio e na TV; candidatos driblam tempo para conquistar público
Inserções se estendem até o dia 29 de setembro; concorrentes ?nanicos? reivindicam espaço
A propaganda eleitoral gratuita nas rádios e emissoras de televisão começou, oficialmente, na manhã desta sexta-feira (26). Devido às mudanças impetradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o tempo para os candidatos apresentarem as suas propostas sofreu alterações. Agora, serão apenas dez minutos de propaganda por bloco.
As inserções se estendem até o dia 29 de setembro e possuem duração de 35 dias. Nas rádios, os horários de campanhas acontecem das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Já na televisão, o eleitor poderá identificar o melhor candidato em duas oportunidades: das13h às 13h10 ou 20h30 às 20h40. Neste ano, não haverá blocos para vereadores. O tempo do guia eleitoral foi dividido de acordo com a representação partidária de cada coligação.
O candidato à reeleição, Rui Palmeira (PSDB), terá 3 minutos de apresentação, assim como o ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PMDB). O restante dos concorrentes ao pleito – Paulão, JHC, Gustavo Pessoa, Paulo Memória e Fernando do Village – vão dividir os minutos restantes.
O pouco tempo de apresentação de alguns candidatos “nanicos” ao cargo gerou discussão na semana passada. Eles reivindicam mais espaço na televisão e afirmam que não é possível apresentar propostas com poucos segundos de programa. Nas eleições 2016, três cidades alagoanas podem ter tropas federais. São elas: Batalha, Jacaré dos Homens e Belo Monte.
A 29ª Zona Eleitoral recebeu as solicitações e protocolou os pedidos ontem (25). O pedido será analisado nos próximos dias e o parecer final deve sair na próxima semana. Magistrados de outras comarcas também podem adotar outras medidas convenientes nos próximos dias a fim de assegurar a celeridade e o bom andamento do pleito.