Governo encaminha plano de cargos de servidores da Uneal à Assembleia Legislativa
Servidores da Universidade estão em greve há uma semana;medida consta no Diário Oficial do Estado
O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa Estadual (ALE) o projeto de lei que dispõe sobre a reestruturação da carreira dos servidores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). A mensagem foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (29). O Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) é a principal reivindicação da categoria que está em greve há uma semana.
Conforme o despacho do governador Renan Filho (PMDB), a proposta estabelece os critérios de Progressão Funcional por Classe da Carreira do Magistério Superior e por Nível da Carreira dos Profissionais de Nível Superior, Médio e Elementar da Uneal.
De acordo com o documento, a Lei Estadual nº 6.540, de 7 de dezembro de 2004, responsável por estruturar o sistema de remuneração das carreiras dos servidores da Uneal, não estabeleceu os requisitos de progressão funcional por classe e nível da carreira, assim como os critérios e quantitativos para concessão de Dedicação Exclusiva (DE) para o Magistério Superior.
“A proposição visa suprir a referida ausência de regulamentação, de modo a valorizar os profissionais de maneira compatível com a natureza e o grau de complexidade das atribuições da universidade, e, por conseguinte, proporciona os incentivos necessários à realização de atividades cotidianas com qualidade e comprometimento, contribuindo para a excelência na prestação de serviços à sociedade”, afirmou o governador Renan Filho.
Com o papel institucional de agilizar as soluções dos assuntos de interesse do Estado, o Gabinete Civil teve papel fundamental no processo. “O projeto de lei era uma reivindicação antiga dos servidores e mais uma vez o governo agiu com celeridade nesse processo, valorizando a categoria, respeitando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal", afirmou o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
