PRF deflagra operação para alertar necessidade de deslocamentos em transportes seguros
Atividades terão como foco o transporte de romeiros que saem de todos os estados do Nordeste
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início, no dia 1º de setembro, à Operação Romarias 2016. As atividades terão como foco o transporte de romeiros que saem de todos os estados do Nordeste com destino às cidades de Canindé e Juazeiro do Norte, no Ceará. As ações se encerrarão no dia 02 de novembro.
De acordo com a prefeitura municipal de Juazeiro do Norte, a Romaria de Finados, uma das mais movimentadas da cidade, já chegou a atingir 2,5 milhões de fiéis. Levantamentos feitos pela PRF apontam que cerca de 20% dos romeiros que vão para o Ceará nesta época do ano têm como origem cidades de Alagoas. A maioria, independentemente de onde sai, faz a peregrinação como penitência e pagamento de promessas, e se arrisca em transportes irregulares, a exemplo de paus-de-arara e de ônibus em mau estado de conservação.
Há cerca de dois anos, a PRF, seguindo recomendação dos Ministérios Públicos Federal e do Ceará, vem implementando políticas para promover mais segurança no transporte dos romeiros. Reuniões com as arquidioceses da igreja católica nos estados e ações educativas junto aos organizadores das excursões e aos fiéis fazem parte das ações preventivas. Na parte ostensiva, a intensificação das fiscalizações nos locais de origem é uma das práticas que começa a ser executada.
Em Alagoas, em fevereiro de 2015, o Superintendente da PRF, Remi Gomes de Alcântara, se reuniu com bispos de todo o Nordeste, em Palmeira dos Índios/AL, e tratou sobre o tema. Em maio deste ano, representantes dos Grupos de Educação para o Trânsito (Getrans) da PRF estiveram reunidos em Juazeiro do Norte/CE para traçar estratégias de orientações aos fiéis.
"Esse trabalho junto à igreja católica é muito importante. Quando temos a oportunidade de esclarecer aos fiéis sobre os perigos e também sobre as sanções, na origem, evitamos que eles se arrisquem em transportes irregulares. A intenção, além de prevenir acidentes e preservar vidas, é evitar transtornos.", enfatiza Ivan Anderson, chefe da Seção de Policiamento e Fiscalização da PRF em Alagoas.
Quando flagrados em paus-de-arara ou em transportes que geram perigo à segurança do trânsito, os passageiros precisam ser transbordados para outro veículo que esteja em situação regular. A responsabilidade de providenciar outro carro é do proprietário do coletivo autuado. Isso pode gerar custos extras para os romeiros com a viagem e horas de espera por um carro em condições de circular.
Desde o início desse trabalho, o número de fiéis flagrados em paus-de-arara diminuiu 75% de um ano para outro. Em 2014, a PRF abordou 4861 romeiros em 250 paus-de-arara. Em 2015, foram interceptados 1164 romeiros em 63 paus-de-arara.
“Embora tenha havido essa diminuição significativa, nosso trabalho de transformação de atitude perante o trânsito permanece. Não basta trocar o pau-de-arara por um ônibus qualquer. O transporte tem que estar regulamentado, ter cinto de segurança para todos os passageiros, por exemplo, e seguir as exigências da legislação de trânsito. Nosso maior interesse aqui é salvaguardar vidas. ”, pontuou Jefferson Santos, presidente do Getran da PRF em Alagoas.
PERÍODOS DE DESLOCAMENTOS PARA AS ROMARIAS
De 01 a 15 de setembro – Romaria Nossa Senhora das Dores
De 13 a 19 de setembro – Motoromaria
De 06 a 16 de outubro – Romaria São Francisco
Últimas notícias
Durante entrega da duplicação da AL-110 Luciano Barbosa engrandece parceria com Paulo Dantas e Renan Filho
Renan Filho anuncia construção de dois viadutos para desafogar trânsito em Arapiraca
Durante agenda em Arapiraca, governador anuncia reforço histórico na Polícia Civil
Durante solenidade, Renan Filho anuncia início dos testes do VLT de Arapiraca
Renan Filho anuncia construção do Hospital da Mulher em Arapiraca
[Vídeo] EUA: brinquedo para e passageiros ficam presos a 80 m de altura
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
