Polícia Civil cria Núcleo de Inteligência que fortalece combate ao crime
A delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Katia Emanuelly, por meio de portaria, publicada nesta sexta-feira (2), no Diário Oficial do Estado, instituiu a criação do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil (Nipoc), que atuará utilizando o subsistema de Inteligência (Sinpol). O objetivo é realizar um permanente processamento de dados para produção e difusão de conhecimentos relativos à criminalidade e à violência.
O Subsistema de Inteligência vai normatizar ampliar e integrar os dados dos diversos núcleos de inteligência no âmbito da Polícia Civil. Ele será composto pelos seguintes departamentos da Polícia Civil: Núcleo de inteligência, divisão de inteligência da delegacia de repressão ao narcotráfico, da delegacia de homicídios, da gerência de recursos especiais e das gerências de área 1, 2, 3 e 4.
A coordenação do Núcleo de Inteligência será ocupada por servidores que estejam trabalhando na área e terá a responsabilidade de assessorar, planejar e normatizar as atividades de inteligência dentro da instituição, como também gerenciar e coordenar todas as ações e informações referentes ao crime organizado.
O núcleo vai ainda estruturar um banco de dados de criminosos e seus padrões de ação, alimentando o sistema com estas informações, a polícia poderá identificar de forma segura o crime e suas ocorrências.
Os policiais civis que desejem fazer parte do Sinpol deverão preencher formulário de credenciamento e atender os seguintes pré-requisitos: Curso básico de inteligência ou estágio de formação e especialização e treinamento em inteligência, histórico profissional e perfil para a função.
Os policiais civis, que preencherem os requisitos, serão selecionados pelo Conselho de Inteligência da Polícia Civil.
Últimas notícias
Após programação em União, Vamos Subir a Serra chega a Maceió com shows e atrações culturais na Orla de Pajuçara
Homem morre afogado no Rio do Macaco, no município de União dos Palmares
Jovem agredido é socorrido pelos bombeiros em Palmeira dos Índios
Lula indica Jorge Messias para a vaga de ministro do STF no lugar de Barroso
Defesa Civil de Maceió registra mais de mil atendimentos na capital em 2025
Intolerância religiosa: Estado cria delegacia e número de denúncias triplica em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
