Alagoas

Fiscalização do IMA multa veículo por trafegar em faixa de areia na praia da Sereia

Resolução do Conselho Estadual de Proteção Ambiental proíbe o tráfego de veículos motorizados em faixas de areia da costa alagoana

Por Redação com assessoria 05/09/2016 15h03
Fiscalização do IMA multa veículo por trafegar em faixa de areia na praia da Sereia
Fiscalização do IMA nas praias alagoanas - Foto: Ascom/IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) recebeu uma denúncia, no último sábado (3), sobre um veículo que estaria trafegando na faixa de areia da praia da Sereia, Litoral Norte do Estado. Uma equipe do órgão foi até o local, mas o veículo não foi encontrado, o que inviabilizou o flagrante para apreensão.

De acordo com Genival Pulcino, fiscal do órgão, através das imagens e vídeos recebidos foi possível identificar o veículo e enviar o auto de infração ao proprietário por meio de Aviso de Recebimento (AR) pelos Correios. A multa será no valor de R$ 1.139.

Segundo Ermi Ferrari, gerente de Monitoramento e Fiscalização do Instituto, o procedimento padrão em situações de flagrante é a autuação, apreensão, bloqueio veículo pelo do Detran e envio de comunicado ao Ministério Público.

O tráfego de veículos motorizados em áreas de praia na zona costeira alagoana é proibido, estando disposto na resolução do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) Nº 31, de 2016. A resolução tem por objetivo principal a preservação da fauna e flora marinha.

Em abril deste ano, o IMA realizou a instalação de placas que alertam sobre a proibição de tráfego de veículos na praia. Além disso, o órgão ambiental tem realizado diversas ações de fiscalização que já resultaram em dezenas de veículos multados e apreendidos.

Os fiscais do órgão reafirmam a importância da participação da população na fiscalização de crimes ambientais. É possível fazer denúncias ao Instituto pelo aplicativo para smartphones ‘IMA Denuncie’. Há ainda outros meios de comunicação, como o site ima.al.gov.br e o Canal Verde 0800 082 1523.